terça-feira, 29 de novembro de 2011

IMPASSE NA COMUNICAÇÃO

ANO 01 – Nº 263

Tinha uma reunião agendada para as dezoito horas. Meia hora antes, como é do meu costume, dirigi-me para o local. Ao encontrar a secretária da pessoa que me receberia ela me informou que a pessoa com quem iria me reunir não poderia naquele horário. Disse mais, que havia ligado para o meu celular e não tinha obtido sucesso. Fui consultar o meu aparelho e, de fato, estava no modo silencioso.

Já tenho abordado aqui, em mais de uma oportunidade, a dificuldade que existe das pessoas se comunicarem entre si, na atualidade. Os estímulos são muitos; as propostas são diversas, os interesses se multiplicam e a comunicação se torna um desafio quase insuperável. Além disso, há os entraves provocados pelas deficiências de operação, e essa é pura inabilidade nossa mesmo.

Com o desenvolvimento das ferramentas de comunicação, as possibilidades se ampliaram. Entretanto, com a multiplicação desses equipamentos, tornou-se necessário ampliar as habilidades para lidar com os aparelhos. No meio disso tudo, há o fator humano e, na sua falha, a tecnologia tem pouco a realizar. Mesmo armado com os equipamentos atuais fiquei a mercê de uma falha provocada pelo esquecimento. Poderia ter economizado minutos preciosos se não tivesse esquecido o celular no modo silencioso.

Esse fato me levou a refletir sobre os cuidados que precisamos ter num tempo de sobrecarga de tarefas e de responsabilidades. A comunicação é crucial para a atualidade. Cotidianamente lidamos com vidas e quando é assim, lidamos com futuros, com expectativas, com esperanças. O cuidado redobrado pode ser o diferencial entre prejudicar um plano e alimentar um sonho. Estar atento aos sinais de comunicação das pessoas que nos cercam e até dependem de nós é fundamental para a construção de futuros que nem podemos imaginar agora.

DESTAQUE DO DIA

Primeira instalação de telefonia no Brasil (134 anos)

No dia 29 de novembro de 1877 foi inauguração da primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro. O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas. É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    tua ausência virtual ontem no blogue causou preocupação.
    Estamos ‘mal acostumados’. Assim, com atraso venho aqui te ler . Sempre vale a pena.
    Quanto ao Universidade do Adulto Maior dois assuntos. Comentei com os alunos nossa harmoniosa parceria em seminário do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão. Outro: quando soube que seria tu que me sucederia imaginei que podíamos continuar algumas parcerias juntos. Que venha 2012!
    Um abraço desde o aeroporto de Brasília,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    ao mesmo tempo que será uma satisfação continuar o teu trabalho na UAM, será uma grande responsabilidade. Espero contar contigo!

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir