sábado, 12 de novembro de 2011

A LIBERDADE DE SE COMUNICAR
ANO 01 – Nº 246

Tenho lido diversas notícias sobre o desenvolvimento econômico da China. Pelos índices divulgados é uma das economias que mais cresce no mundo globalizado contemporâneo. Entretanto, essas notícias alvissareiras são acompanhadas de outras que causam muita preocupação. De forma especial, tenho lido sobre o controle e a proibição de determinados assuntos na internet. Sempre que a liberdade de expressão é controlada e até coibida, fica a sensação de manipulação da verdade. A Folha online de ontem divulgou mais um atentado à essa liberdade, que transcrevo a seguir para que os leitores e leitoras desse blog possam acompanhar.


China divulga regras mais duras de censura à internet[1]

A China está tentando manter as críticas e rumores on-line de alcançar um público mais amplo, emitindo novas ordens que proíbem a imprensa de fazer notícias sobre mensagens na internet antes de serem verificadas.

A regulamentação, datada do mês passado, mas postada apenas nesta sexta-feira no site da administração estatal da imprensa, proíbe jornalistas de produzir notícias com base em informações retiradas da internet ou telefones celulares sem a verificação do governo em primeira mão.

Os regulamentos dizem que repórteres e editores que desrespeitarem a ordem podem ser impedidos de trabalhar no setor midiático por até cinco anos como uma punição.

As regras são a tentativa mais recente das autoridades chinesas para reforçar o controle sobre o fluxo de informação gerado pela população em mídias sociais que contesta o regime chinês.


DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Tiradentes (265 anos)

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes[2] nasceu na Fazenda do Pombal e foi batizado em 12 de novembro de 1746. Morreu no Rio de Janeiro a 21 de abril de 1792, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.


[1] CHINA DIVULGA REGRAS MAIS DURAS DE CENSURA À INTERNET. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1005172-china-divulga-regras-mais-duras-de-censura-a-internet.shtml. Acesso em 11 nov 2011.
[2] TIRADENTES (ilustração de texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier. Acesso em 11 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    tua trazida acerca das liberdades em uma das maiores potencias do Planeta nos leva a pensar no drama dos bloguistas na China.
    Somos afortunados aqui,
    com votos de um bom sábado

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.professorchassot.pro.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    é interessante como reclamamos da nossa sorte. Evidentemente que temos muita coisa a aperfeiçoar, mas nem sempre reconhecemos as nossas conquistas. Parece que faz parte da baixa autoestima do brasileiro.

    Um abraço

    Garin

    ResponderExcluir