segunda-feira, 19 de março de 2012

As visões - ano 01 - nº 374

AS VISÕES
ANO 01 – Nº 374

No sábado passado tivemos a primeira aula da disciplina que tem por nome, Seminário Interdisciplinar, no curso de mestrado de Biociência e Reabilitação do Centro Universitário Metodista do IPA. Ela é compartilhada com os colegas, Prof. Dr. Clemildo Anacleto da Silva e Prof. Dr. Edgar Zanini Timm. Uma turma significativa de mestrandos oriundos prioritariamente da área da saúde e de diversas cidades do Estado e de Santa Catarina.

Essa diversidade de origens, tanto de áreas do conhecimento e de cidades, acaba por constituir uma diversidade de visões sobre o objeto do conhecimento. Costumo dizer que somos ‘viciados’ em olhar a realidade a partir da ‘fresta’ de onde estamos. Essa fresta abre-se a partir de nossa área do conhecimento e de nosso lócus de origem, entre outras particularidades. Ao reparar as ‘espiadas’ dos demais, constituídas a partir de frestas distintas, percebemos que a ‘verdade’ que enxergamos adquire cores e tons diferentes, compondo uma realidade muito mais interessante do que aquela contemplada apenas da nossa fresta.

Entretanto, o objetivo da Disciplina é convergente com essa diversidade de olhares, mas pretende alcançar uma profundidade maior, pois tem como propósito lançar as luzes das distintas áreas do conhecimento sobre a realidade. É uma caminhada complexa, especialmente para uma sociedade de conhecimento ocidental viciada na especialização extrema. Estamos acostumados a acompanhar informações sobre pesquisas que se debruçam sobre a função de determinada enzima quando atua numa função particular do fígado da pessoa, por exemplo.

É clara a importância de conhecer essa influência, mas é preciso considerar que esse fígado pertence a um ser biologicamente vivo e mais, trata-se de uma pessoa que, além de uma vida biológica possui outras dimensões existenciais. Seu existir está implicado em contextos sociais, possui emoções, cultiva sua espiritualidade, é sujeito de sua trajetória, sofre influências variadas etc. Quando nos ocupamos da interdisciplinaridade, focamos nessa multiplicidade de relações nas quais o objeto do conhecimento está implicado. Não considerar isso significaria considerar que a pessoa necessita apenas de um fígado em perfeitas condições, deixando de lado o funcionamento de todo o resto do sistema biológico e sequer perceber a complexidade social na qual está inserida. Não adianta ter um fígado perfeito e sucumbir por causa da falência dos demais órgãos ou ser vítima de um assassinato em função de suas conturbadas relações sociais cotidianas. Diferentes olhares sobre um dado da realidade para que o universo contextual seja considerado como parte da realidade da cada pessoa.

Com votos de uma boa segunda-feira!
DESTAQUE DO DIA

Morte de Zeller (104 anos)

Eduard Zeller nasceu em Kleinbottwar, Württemberg a 22 de Janeiro de 1814 e morreu em 19 de Março de 1908. Foi um filósofo alemão. Estudou na Universidade de Tübingen, sob a égide de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. A sua obra-prima é a Philosophie der Griechen (1844-52), livro que aumentou e melhorou de forma continua à luz de pesquisa posterior, com a última edição a datar de 1902, tendo-se estabelecido como um livro importante no estudo da filosofia grega. Também escreveu sobre teologia e publicou três volumes de ensaios de filosóficos. Foi também o fundador do Theologische Jahrbücher, um periódico que adquiriu grande importância como o expoente do método histórico de David Strauss e Christian Baur. À semelhança da maioria dos seus contemporâneos, começou pelo hegelianismo enveredando posteriormente para um sistema próprio, uma vez que viu a necessidade de tornar a Kant no sentido de requerer uma reconsideração crítica dos problemas epistemológicos que Kant apenas tinha tentado parcialmente resolver. Apesar do seu mérito enquanto pensador original, os seus trabalhos em prol da história da filosofia são bem mais destacados. A sua história da filosofia grega, apesar de todas as influências helegianistas na sua escrita, permanece como um trabalho sólido e pelo qual recebeu os maiores reconhecimentos, não apenas de filósofos e sociedades de estudiosos, mas também do imperador e do povo alemão.[1]


[1] EDUARD ZELLER. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduard_Zeller. Acesso em 19 mar 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado colega Garin,
    a busca de uma visão holística — marca dos Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão e do Mestrado Acadêmico de Biologia e Reabilitação — parece que faz distinguida pós-graduação stricto sensu do CUM-IPA. Ao lado da pluralidade de origens e de especializações dos mestrandos, adite-se a isso a pluralidade de docentes em um mesmo seminário.
    Com votos de êxito

    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      obrigado pelo teu comentário: ele nos estimula nessa trajetória de construir conhecimentos a partir da multiplicidade de visões.

      Um abraço,

      Garin

      Excluir