sábado, 10 de março de 2012

Liga pra mim - ano 01 - nº 365

LIGA PRA MIM
ANO 01 – Nº 365

Dias atrás, encontrei uma pessoa que, antes mesmos de lhe cumprimentar, foi logo dizendo: “faz tanto tempo que tu não apareces lá em casa!”. De fato, na correria dos afazeres profissionais nem sempre conseguimos administrar adequadamente nossas relações de amizade. Os dias se sucedem, a gente faz planos, o sol se põe e nasce outra vez e, quando se percebe, lá se foram vários dias, meses... Quem sabe, uma das piores pragas do relacionamento social contemporâneo é a rotinização de nossas agendas. Seguimos um roteiro cotidiano como se tivéssemos ligado um ‘piloto automático’ pessoal.

Por outro lado, há pessoas que fazem uma verdadeira contabilidade de suas relações sociais. Quando nos encontram vão logo falando como anda o nosso saldo negativo para com elas. Nesses momentos é possível escutar, “Já faz uma semana que tu não me ligas, perdeste o telefone?”. Outros lascam, “Tu nunca vens me ver... nem sabe se já morri!”, ou “Toma aqui o endereço da minha casa... é o mesmo há vinte anos, sabias?”.

É claro que essas expressões demonstram certa proximidade que essas pessoas têm pela gente. Porém, quando esse tipo de contabilidade é frequente, pode demonstrar certa dependência afetiva incompatível com as relações sociais consideradas normais. Um tipo de cobrança assim aponta para um desequilíbrio da convivência entre familiares e amigos. O certo é que, quando existe amor verdadeiro entre as pessoas próximas, não pode haver cobranças. Quem ama não cobra, porque o amor é o sentimento de uma mão só: ele se estabelece de mim para o outro e ponto.

Se uma relação social ultrapassa esse ponto, cria-se um vínculo que tem pouco de afetividade e de amor e muito mais de negociação. Na sociedade atual de consumo é frequente a confusão entre afetividade e comércio de relações. Quando a relação de amizade/familiaridade com alguém se torna uma contabilidade de ganhos e perdas, isso já foi além do carinho, do apreço, da partilha. Ao ter apreço por alguém, como familiar ou como amigo, a minha realização precisa se concentrar na alegria que sinto em estar com essa pessoa, não no fato dela estar comigo. O sentido da relação afetiva necessita ser daqui para lá e nunca o contrário.

Com os votos de um sábado realizado!

DESTAQUE DO DIA


Dia do Sogro

Dez de março é comemorado o “Dia do Sogro”, quase imperceptível como os próprios sogros são. Entretanto, o calendário reserva a data de hoje para lembrar esse personagem familiar que, segundo os relatos, ao praticamente não incomoda ninguém. Sua imagem está associada a pescarias, festas de aniversário, churrascos etc. Por outro lado é um personagem temido pelos garotos que o imaginam um monstro durante a primeira visita à casa da família da namorada, isso nos relacionamentos tradicionais.

Como hoje é 10 de março, nossa homenagem aos ‘sogros’ pela passagem do seu dia!

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    não sabia desta data comemorativa. Bem disseste que ela é 'imperceptível' como são os sogros.
    Compara, como são apagados se comparados com as sogras.
    Estou esperando que me ligues para uma paella de tua lavra.
    Um bom sábado
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Attico,
      pois é, como tem dia para todos, porque os sogros iriam ficar de fora. Assim, tu também estás incluídos nesses cumprimentos.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir