quinta-feira, 8 de março de 2012

No lugar certo - ano 01 - nº 363

NO LUGAR CERTO
ANO 01 – Nº 363

Normalmente, quando a gente ouve a expressão, ‘estar no lugar certo na hora certa’ se refere a oportunidades de negócios, de empregos, de promoções, coisas comuns da sociedade contemporânea de mercado. Entretanto, uma postagem do meu filho Iguatemi, no Facebook, me levou a um vídeo que mostrava uma situação completamente diferente. Tratava-se de um grupo de pessoas que socorrem um cardume de mais ou menos trinta golfinhos na praia do Arraial do Cabo, na manhã do dia 5 de março.

Certamente, boa parte daqueles animais não se salvaria, não fosse a ação pronta e decidida de um grupo de homens e mulheres. Este é o convite que faço aos caros leitores e leitoras desse blog:



DESTAQUE DO DIA


Dia Internacional da Mulher (95 anos)


O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.[1]


[1] DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher. Acesso em 8 mar 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado Professor Garin,
    resumo meu comentário saudando efusivamente pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER cada uma das leitoras de teu blogue, especialmente à Ana. Ela por tuas postagem mostra ser a grande catalisadora de muitas das homilias matinais que somos brindados a cada dia.
    A todas a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      tenho dúvidas se se tratam de homilias, mas que a Ana é um apoio fundamental nas inspirações, isso não ha dúvidas.
      Obrigado, um abraço,

      Garin

      Excluir