sexta-feira, 9 de março de 2012

A velocidade da fama - ano 01 - nº 364

A VELOCIDADE DA FAMA
ANO 01 – Nº 364

Levantei hoje pela manhã e liguei o rádio para acompanhar as últimas notícias, como habitualmente faço. No boletim apresentado bem cedo, o jornalista mencionava a denúncia contra um suposto criminoso de guerra de Uganta, que utiliza crianças como soldados pelo chamado ‘Exército de Resistência do Senhor’, comandado por Joseph Kony, líder guerrilheiro.

O impressionante é que um vídeo lançado ontem, pela ONG Invisible Children (Crianças Invisíveis) na internet, já teve mais de dez milhões de acessos num pequeno espaço de tempo. A denúncia da organização gerou diversas formas de participação nas principais redes sociais virtuais.

Essa rapidez com que os assuntos correm o mundo através da rede mundial de computadores chega a ser assustador em virtude da responsabilidade ética de uma informação. Nesse caso, trata-se de alguém que exerce liderança nas guerras africanas há mais de vinte anos, mas uma informação equivocada pode tornar-se ‘verdade’ com uma velocidade incontrolável.

Nesses tempos atuais, é preciso se ter cuidado com o que é disponibilizado para conhecimento público. Assim como uma denúncia pode resultar em captura de um criminoso, pode também, transformar um inocente em um terrível inimigo da humanidade.

Com votos de uma boa quinta-feira, transcrevo abaixo, parte da notícia publicada pela Folha de São Paulo:


VÍDEO PEDINDO PRISÃO DE GUERRILHEIRO DE UGANDA VIRA SUCESSO NA INTERNET[1]

DA BBC BRASIL [08/03/2012 - 12h45]

Uma campanha realizada por ativistas americanos para capturar um suposto criminoso de guerra de Uganda tornou-se viral na internet. Apesar do sucesso virtual, o grupo recebeu críticas devido aos métodos de suas atividades.

Cerca de 10 milhões de usuários assistiram ao vídeo de meia hora produzido pela organização não-governamental (ONG) Invisible Children ("Crianças Invisíveis", em inglês), que denuncia o uso de crianças como soldados pelo Exército de Resistência do Senhor, comandado pelo líder guerrilheiro Joseph Kony.

A ONG pretende levar Kony ao Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia (Holanda), onde ele é acusado de crimes contra a humanidade.

Nessa quarta-feira, dia em que a campanha foi lançada, as hashtags #stopkony ("parem Kony") e #kony2012 estavam entre os tópicos mais populares entre os usuários do serviço de microblogging Twitter.

Várias celebridades, incluindo os músicos P. Diddy e Rihanna, publicaram o vídeo em seus perfis oficiais no Twitter.

As forças de Kony são acusadas de atrocidades em Uganda, na República Democrática do Congo, na República Centro-Africana e no Sudão do Sul.

Em outubro passado, o presidente americano, Barack Obama, anunciou o envio de cem soldados das forças especiais a Uganda, para ajudar a capturar Kony.
[...]

ACORDO DE PAZ REJEITADO

Joseph Kony e seus aliados próximos são procurados pelo TPI desde 2005. A sua campanha no norte de Uganda começou há mais de 20 anos, quando eles diziam estar lutando por um "Estado bíblico" e pelos direitos da população acholi, que habita a região.

O Exército de Resistência do Senhor é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, e agora opera principalmente em países vizinhos a Uganda.

O grupo é conhecido por sequestrar crianças, forçando os meninos a combater como soldados e usando as meninas como escravas sexuais.

Em 2008, Kony se recusou a assinar um acordo de paz com o governo de Uganda, quando descobriu que não poderia garantir a retirada dos mandados de prisão do TPI

DESTAQUE DO DIA


Nascimento de Lopes Neto (147 anos)


João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas, RS, Brasil a 9 de março de 1865 e morreu na mesma cidade a 14 de junho de 1916. Foi um escritor e empresário brasileiro. Segundo estudiosos e críticos de literatura, ele foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.

Simões Lopes Neto só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e com o decisivo apoio do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo.[2]


[1] VÍDEO PEDINDO PRISÃO DE GUERRILHEIRO DE UGANDA VIRA SUCESSO NA INTERNET. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1058896-video-pedindo-prisao-de-guerrilheiro-de-uganda-vira-sucesso-na-internet.shtml. Acesso em 9 mar 2012.
[2] JOÃO SIMÕES LOPES NETO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Sim%C3%B5es_Lopes_Neto. Acesso em 9 mar 2012.

Um comentário:

  1. No Brasil dezenas de milhares de negros e simpaizantes protestam Movimentos negros brasileiros fizeram protestos de desagrado contra famoso cantor e sambista Martinho da Vila, Escola de Samba Unidos de Vila Isabel que neste carnaval de 2012, no enredo “Você Semba Lá… Que Eu Sambo Cá. do povo brasileiro) que nos versos O Canto Livre de Angola!”. Com uma exaltação maravilhosa a ANGOLA a pátria mãe da maioria (54% tem sangue africano-angolano em nossas aveias. Samba Enredo da Vila Isabel(O para Presidente Wilson Vieira Alves a carnavalesca Rosa Magalhães e principalmente o Presidente de Honra: Martinho José Ferreira o “Martinho da Vila” que se negaram a ouvir e atender as reclamações dos milhares de e-mails, cartas e ligações telefônicas e celulares para sensibilizar esses dirigentes. que seria um desprestígio para comunidade negra feminina serem excluídas as frente da bateria da Vila Isabel colocando uma rainha nipo-brasileira (japonesa) e uma musa loira, com respeito a elas, mas porque não por uma negra também e por coerência ao enredo exaltava a raça negra e negritude cultural África Angola Brasil. Apesar de todos esforços não foram suficientes par conscientizar estes dirigentes é lamentável que as crianças a juventude a mulher afro brasileira sofram estes preconceitos excluídas marginalizadas , humilhadas por aqueles que dizem ser defensores e nossos ídolos. Martinho da Vila é uma vergonha e covardia, muito obrigado pelo desserviço ao resgate e valorização da raça negra.Rei Martinho Ganga Zumba da Vila? Mariana Benedita dos Santos,Negra Bene. mariana.jornalista@bol.com.br

    ResponderExcluir