quarta-feira, 21 de março de 2012

A viagem - ano 01 - nº 376

A VIAGEM
ANO 01 – Nº 376

Um dia desses, mostrei à turma da Universidade do Adulto Maior, do IPA, um vídeo sobre um grupo de idosos tailandeses, todos com várias limitações de saúde, que decidiram realizar uma viagem de moto [http://www.youtube.com/watch?v=YQRrZJ3SehY]. Tratava-se de cinco amigos com idade média de oitenta e um anos, que atravessaram o país sobre duas rodas. Foi uma aventura completa, com todas as dificuldades inerentes a uma viagem sobre um veículo com limitações de equilíbrio, acentuadas pela fragilidade de quem já avançou bastante na idade.

Ao cortarem o país de norte a sul, num percurso de 1139 km, enfrentam toda a sorte de situações que desafiam a capacidade do grupo com as limitações próprias de sua condição humana. Amarraram na bagagem, a lembrança das emoções de uma esposa que se foi, a saudade de um companheiro que partiu, a revolta contra a dependência dos remédios, as fotos de uma juventude que ficou no tempo... Entretanto, tudo isso se transformou em força para impulsionar a emoção de se verem, novamente, realizando uma jornada que é própria apenas para quem está vivo.

A necessidade de prova para si mesmos o quanto a vida pulsa em seus corpos fragilizados se mostrou na realização vigorosa da aventura. Depois de uma cuidadosa preparação, os cinco ‘pilotos’ se lançaram sobre o asfalto, dia e noite até alcançarem o mar na outra extremidade de seu país.

Quando a força que impulsiona a vida é mais forte que a tristeza de recordações amargas, os limites são empurrados para muito mais adiante do que se imagina poderem ir. Fazem a aventura para provarem que estão vivos!

Com os votos de uma quarta-feira, repleta de vigor humano!



DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Moller (218 anos)

Poul Martin Møller nasceu em 21 de março de 1794 e morreu em 13 de março de 1838. Foi um filósofo dinamarquês e a principal influência do também filósofo Søren Kierkegaard, seu aluno. Professor de filosofia na Universidade de Copenhague durante grande parte da sua vida. Møller foi autor do romance Aventuras de um estudante dinamarquês, que nunca foi acabado. Este trabalho transformou-se no livro favorito do físico e pensador dinamarquês Niels Bohr (1885-1962).[1]



[1] POUL MOLLER. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Poul_M%C3%B8ller. Acesso em 21 mar 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    não faz muito cheguei a Cuiabá. Ainda a bordo, lembrava-me que não havia saboreado o quitute de casa dia. Como estou com uma hora a menos, ainda o faço quarta-feira.
    Conhecendo os anosos tailandeses, imaginei o meu ‘pregador motoqueiro, digo motociclista’ qual gurizão pilotando ao lado dos vovôs.
    Farias sucesso.
    Saudações cuiabanas

    attico chassot
    PS1.: Niels Bohr, que também foi jogador de futebol, foi dos nomes mais importantes da Ciência Moderna.
    PS2: Li Kierkegarden depois de minha estada em Aalborg, Foi muito importante, Alguns de seus livros já foram dicas de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      quem sabe um dia ainda vamos fazer uma viagem juntos sobre uma moto; a sensação de fazer parte da paisagem é indescritível.

      Um abraço,

      Garin

      Excluir