domingo, 10 de abril de 2011

“CABRITO COM PELE DE OVELHA”

Este é um antigo ditado do meio rural. Como todo o povo do campo, a ‘filosofia’ assume a face de ditados populares. É impressionante como estes ditados determinam boa parte da educação e do modo de ser do camponês.
A cada dia somos confrontados com múltiplas decisões. São momentos nos quais precisamos dar o nosso ‘sim’ ou o nosso ‘não’. Para que uma decisão seja madura é fundamental possuirmos informações seguras. Acontece que isto nem sempre é possível. Muitas vezes não temos tempo suficiente para termos todas as informações. Noutras oportunidades as informações são distorcidas – são ‘cabrito em pele de ovelha’. Aí, é comum tomarmos decisões equivocadas.
Deus nos desafia: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição;” Nem sempre temos clareza sobre o caminho que estamos tomando. Pode ser que estejamos pensando ter escolhido a bênção e na verdade estarmos decidindo pela maldição. O critério de discernimento é a vontade soberana de Deus que nos pede o cumprimento da Sua justiça. Enquanto não praticarmos esta justiça a bênção não será a nossa escolha. Embora nos consideremos ‘ovelhas’ não passamos de ‘cabritos’ disfarçados.

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” (Dt 30.19)

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    por que o bíblico preconceito acerca dos cabritos e continuado privilegiar das ovelhas?
    Isso se me afigura um caso de builying contra estigmatizados e dóceis cabrito. O mesmo se faz contra os lobos e até com serpentes inocentes.
    Obrigado por neste blog seres também nosso apascentador.
    Votos de um bom domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    tens toda a razão. Na verdade, a maioria dos ditados populares carrega uma dose de "politicamente incorreto!" Vale uma pesquisa para se encontrar a resposta adequada sobre os ditados populares.

    O certo é que a maioria dos moradores de campo se guia pelos ditados e pela "filosofia" que eles carregam.

    Bom domingo para ti também!

    Garin

    ResponderExcluir