segunda-feira, 11 de abril de 2011

OS GANCHOS

É possível refletir sobre situações e momentos de nossas vidas. Por vezes são eventos que nos chamam a atenção, noutros, são objetos que nos mobilizam a consciência.
Um gancho na parede me fez distanciar e colocá-lo diante mim como desafio. Certamente trata-se de um gancho destinado a pendurar uma rede, um belo convite à leitura numa tarde de domingo. Mas a existência desse gancho me faz pensar noutras possibilidades.
Esse gancho na parede pendura a rede, mas há ganchos que criamos para pendurar situações. Todos (as) enfrentamos situações complexas que exigem de cada um, decisões urgentes e, por assim dizer, definitivas e por isso, não se pode tomar uma decisão apressadamente, sem pensar em suas consequencias. É neste momento que recorremos aos ganchos. É comum, ao invés de tomar uma decisão, “pendurarmos” a situação no gancho que fixamos em nossa vida.
Tudo bem, a situação fica lá, pendurada aguardando uma decisão, uma posição definitiva. São situações que envolvem a família, que envolvem nossas relações sociais, nossa profissão, um negócio, etc. Entretanto, ao contrário do objeto que permanece com a mesma massa (peso), as situações que penduramos nos ganchos da vida dobram de “peso” a cada madrugada... e elas aparecem sempre durantes as madrugadas, normalmente solitárias de nossa insônia infernal. Durante a noite eles crescem e se tornam monstros. Buscamos o sono, viramos de lado, vamos ao banheiro, tomamos água, mas nada muda, pois o nosso “gancho” continua a ranger sob o peso do que nele penduramos.
A gente sabe disso sempre, mas insiste em pendurar os problemas para depois... por que será que insistimos?
"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."  (Ef 4.26)

4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    tua blogada para abertura da semana me ofereceu gancho para ir ao Houaiss e ler acerca de quase duas dezenas de acepções e também ofereceu oportunidade para enganchar conhecimentos acerca da etimologia e saber de locuções que envolve uma palavra do quotidiano que engancha tantos significados.
    Obrigado pela oportunidade colocar no gancho mais conhecimentos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    bom saber que OS GANCHOS possibilitaram outros ganchos. Esta é uma das maravilhas da internet: o enganchamento de possibilidades.

    Obrigado pela visita.

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Olá Garin! Mt feliz em te encontrar por essas "bandas midiáticas". Feliz tb por poder aqui tb aprender novos "feitiços" rsrsrs. Sérgio Barbosa me passou o endereço do teu blog, via João Paulo Aço (in facebook). Gracias pelas "empreitadas tecnológicas" desses dois guris. Gde abraço!

    ResponderExcluir
  4. Cara Ana Lúcia,

    fiquei feliz de receber a tua visita ao meu blogue. Pois é, às vezes os caminhos midiáticos fazem muitas voltas, mas o importante é que a gente acaba encontrando as pessoas queridas.

    Espero que a gente possa trocar alguns "feitiços", pois o conhecimento é sempre um caminho de duas mãos.

    Sempre que quiseres me dar a satisfação da tua visita ao blogue, será uma alegria redobrada.

    Um abraço.

    Garin

    ResponderExcluir