domingo, 24 de abril de 2011

ESCURIDÃO DE PERSPECTIVAS

Sempre que necessito levantar à noite passo um trabalho enorme: custo a encontrar os chinelos, saio tropeçando no pé da cama, esbarro na porta, bato a cabeça no puxador do guarda-roupa, é uma tragédia. Acho que a maioria das pessoas passa trabalho semelhante. A escuridão representa o profundo vazio que nos envolve, quando não há luz.
Maria Madalena fora ao túmulo de Jesus ainda tropeçando nos entraves da morte. Sendo ainda escuro seu andar era trôpego. A memória de uma crucificação vergonhosa atormentava. O vazio que enchia a vida dos seguidores de Jesus turvava a visão do caminho. Cobertos pela nuvem cinzenta da falta de perspectiva o andar dos discípulos era incerto. Entre o voltar para o passado ou avançar para o nada, os seguidores do Senhor titubeavam errantes por ruas e estradas no alvorecer do domingo.
É Madalena quem descortinou a realidade tenebrosa. A pedra estava revolvida e o Senhor havia ressuscitado. Não apenas um novo dia nascia, mas também um tempo novo de liberdade, amor e paz, raiava na vida dos discípulos.
Freqüentemente andamos com a visão turvada pelo emaranhado dos nossos problemas. Trôpegos, não conseguimos avançar, pensando exclusivamente em nossas dificuldades. Quando enxergamos a pedra revolvida, vislumbramos a luz de Deus em nossas vidas e os caminhos se abrem. É a presença do Ressuscitado entre nós!
“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.” (Jo 20.1)

2 comentários:

  1. Muito estimado colega Garin,
    a trazida de teu/nosso cotidiano, a propósito do madrugar de mulheres para ainda escuro visitam o túmulo (que encontram vazio) enseja uma observação prosaica: a maioria dos acidentes domésticos ocorrem por pensarmos conhecermos a geografia da casa e ao movimentar-nos colidirmos com objetos pontiagudos.
    Um presente de páscoa: recomenda-se acender uma fonte de luz, mesmo que esta denuncie ao cônjuge uma escapadela na madrugada.
    Votos de que com as tessituras de alegrias pascais tu e os teus tenham um lindo domingo

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Attico,

    Um grande abraço de Domingo de Ressurreição para ti e para todas as pessoas a quem tu amas.

    Que o sentido da Páscoa possa ser percebido em sua essência no interior de cada um (a), visto que a Ressurreição do Senhor foi uma percepção de quem trazia consigo a esperança de um outro mundo possível!

    Feliz Páscoa!

    Garin

    ResponderExcluir