domingo, 20 de novembro de 2011

APROVADO

ANO 01 – Nº 254

O apóstolo Paulo estimulou seu discípulo Timóteo a apresentar-se, isto é, tomar a iniciativa de realizar a tarefa que lhe estava proposta. Na Igreja não há lugar para a pessoa que fica esperando a oportunidade de fazer a obra que Deus espera dela. Não é uma questão de espera, é um imperativo do agir. Temos que sair atrás de nosso trabalho. A missão não é uma questão de aguardar, somos nós que temos o compromisso de ir ao encontro. Noutro momento, o Apóstolo instou o seu discípulo para que se mostrasse aprovado.

Não há cristão diplomado. Temos a obrigação de estar aprovados. Não é questão de um momento. É compromisso de toda a vida. A missão de Deus é dinâmica e no momento seguinte já podemos ‘perder’ a aprovação. Como Timóteo, necessitamos estar no processo de aprovação por toda nossa vida. É o nosso compromisso de fé buscar essa aprovação constante e com zelo. Não é para a nossa glorificação, mas por causa da ‘eficiência’ da obra que realizamos.

O Apóstolo pediu que Timóteo manejasse bem a palavra da verdade. Como igreja, temos o compromisso de semear o Evangelho. Não temos o direito de fazê-la irresponsavelmente, desperdiçando tempo, recursos e energias. Nossa missão precisa caminhar na direção da ‘eficiência’ e da ‘eficácia’, não no sentido empregado pela sociedade de mercado contemporânea. Nossa ‘certificação’ tem outro índice, precisa ter a aprovação de Deus. O prêmio necessita ser a certeza que o próprio apóstolo teve: “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7).


DESTAQUE DO DIA

Dia Nacional da Consciência Negra

Busto de Zumbi dos Palmares
em frente ao Setor de Diversões Sul,
em Brasília.
O Dia Nacional da Consciência Negra[1] é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


[1] DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra. Acesso em 19 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    dos dois temas de tua blogada de hoje, fico com o segundo, reconhecendo que é verdade que, nos últimos anos, cresceu a importância dos movimentos voltados para a afirmação da identidade e dos direitos de afrodescendentes no Brasil. Com efeitos positivos, de forma geral, sua ação redundou também, muitas vezes, num discurso que separa brancos e negros.
    Mas o lema da "consciência negra" não deveria ser interpretado de forma exclusivista: diz respeito a todos os brasileiros.
    A presença africana na sociedade brasileira não se mede pela análise dos genomas e não se limita aos exemplos tão repetidos de influência na música, na culinária, nos cultos religiosos.
    Assim como a defesa dos direitos humanos é uma questão universal, a "consciência negra" é uma questão de identidade nacional, e não racial.
    Como hoje meu blogue sobre esse assunto foi limitado, espero trazê-lo amanhã.
    Um bom final de domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    a reflexão que podemos fazer sobre esse movimento deve nos levar a horizontes mais largos. Afinal de contas, ainda que tenham sido grandemente sacrificados e torturados, outras etnias também sofreram pela construção da nossa nação.

    Obrigado pelo teu comentário.

    Um abraço

    ResponderExcluir