sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ESCADARIAS

ANO 01 – Nº 259

Para subir

Entre os desafios e possibilidades que fazem parte do nosso existir estão as escadarias. Subindo ou descendo elas nos permitem acessos a níveis diferentes. Por sua vez, os diferentes níveis também nos possibilitam visões distintas da casa, do terreno, da praça. Transformam-se em brinquedos na infância e em pesadelo na velhice.

Costumeiramente olhamos para as escadarias apenas como um meio por onde acessamos andares mais elevados. Poderíamos percebê-las como metafóricas de nossa trajetória humana. Perguntaríamos para alguém quantas vezes ele já subiu e desceu escadas, e pela quantidade poderíamos intuir sobre a visão que possui do existir.

É claro que outras metáforas poderiam ser construídas incluindo as pessoas que dependem de cadeiras de rodas para se locomover. Pelo número de idas e vindas sobre suas cadeiras, a mesma intuição poderemos ter.

Compartilho com os leitores essas duas fotos, simbólicas de nosso ir e vir em busca de sentidos, no cotidiano do existir.

Para descer



DESTAQUES DO DIA

Dia do Doador Voluntário de Sangue no Brasil

Doação de sangue[1] é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

A violência contra a mulher[2] envolve os atos de violência contra as mulheres que se manifestam por meio das relações assimétricas entre homens e mulheres, envolvendo por vezes discriminação e preconceito. Pode assumir diversas formas que não uma agressão sociopática de natureza sexual e perversa no sentido piscanalítico do termo, até formas mais sutis como assédio sexual, discriminação, desvalorização do trabalho doméstico de cuidados com a prole e maternidade.

No Brasil a Lei No 10.778, de 24 de novembro de 2003 estabelece a notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados. Essa lei é complementada pela Lei Maria da Penha como mais um mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, com medidas mais efetivas (penais) para o seu controle além do dimensionamento do fenômeno.


[1] DOAÇÃO DE SANGUE. (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Doa%C3%A7%C3%A3o_de_sangue. Acesso em 24 nov 2011.
[2] VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_contra_a_mulher. Acesso em 24 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    mesmo que teus lembretes de datas seja significativos (dia do doador de sangue denuncia de violência contra a mulher) adiro ao tema principal.
    Adotei recentemente uma norma: corrimão é para ser usado. Uso-o.
    Também coloquei em escada doméstico antiderrapantes como aparecem nas duas fotos legendadas pois numa semana cai duas vezes numa delas quase ‘aparado’ pelo nosso colega Marco Azevedo.
    Uma boa sexta-feira
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Attico,

    sinceramente, tenho me descuidado muito do descer e subir escadas. A tua prática é uma excelente dica para mim: prometo que vou me cuidar mais - o preço de um fratura é alto demais para ser carregado para cá e para lá.

    Obrigado.

    Garin

    ResponderExcluir