domingo, 27 de novembro de 2011

FELIZ ANO NOVO!

ANO 01 – Nº 261

Ano passado, por esta época, cumprimentei uma pessoa com um alegre “Feliz Ano Novo!” Ela me encarou com aquele olhar de vontade de perguntar: “O senhor anda meio estressado?” Antes que ela me indicasse um médico fui logo explicando: “hoje é o primeiro dia do ano para todos os cristãos e cristãs”.

Muitas vezes, nosso envolvimento no mundo chamado ‘secular’, não vinculado ao mundo cristão diretamente, nos leva a celebrar o início do ano noutra data. Porém, para nós, o ano começa com o Primeiro Domingo do Advento.

Só para lembrar, o termo ‘advento’ tem sua origem no latim ‘adventus’ que significa chegada. Na verdade, os cristãos estão antevendo a ‘chegada’ do Filho de Deus. Esta se efetivará por ocasião do Natal, quando se celebra o tempo do nascimento.

O Advento tem também o seu termo correspondente no grego bíblico: parousia (Παρουσία). Este termo, traduzido para o latim como adventus, tem ainda os significados adicionais de ‘presença’, ‘vinda’ e ‘chegada’. É isto que estamos celebrando a partir desta data. São quatro domingos que antecedem a data do nascimento do menino Jesus. Este é um tempo de preparação para esta outra grande celebração: o Deus Conosco.

Como hoje é o primeiro dia do novo ano, desejamos um “Feliz Ano Novo” a todas as pessoas que professam a fé cristã! É também um convite para um período de preparação. Deve ser um período de alegria, pois o Natal é celebração da chegada da libertação.


DESTAQUE DO DIA

Data Nacional de Combate ao Câncer no Brasil

O câncer[1] é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invade e destrói tecidos adjacentes, e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que são autolimitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o aumento da idade. O câncer causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam. Médicos do Egito antigo (3000 a.C.) registraram doenças que, dadas suas características, provavelmente podiam ser classificadas como câncer. Hipócrates (377 a.C.) também descreveu enfermidades que se assemelhavam aos cânceres de estômago, reto, mama, útero, pele e outros órgãos. Portanto, a presença do câncer na humanidade já é conhecida há milênios.


[1] CANCRO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor). Acesso em 26 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    mesmo não tão religioso como tu, encerrei meu blogue de hoje assim:

    ~~ Com votos de um muito bom domingo e um feliz advento que hoje se inicia. Que este seja um tempo para os professos do cristianismo com a marca da expectativa do nascimento do Salvador. ~~

    Então, Feliz Ano Novo para ti e para teus leitores,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    como tu mesmo repetes seguidamente, não como não se considerar o cristianismo vivendo-se no ocidente. Estamos imersos numa cultura, cuja influência cristã tem sido preponderante, com seus benefícios e suas mazelas.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir