sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A FORÇA DA VIDA
ANO 01 – Nº 238

O episódio acontecido com uma pessoa que caiu do décimo andar de um prédio nos conduz à refletir sobre a força da vida que pulsa em cada um de nós. Certamente, a parte física foi determinante para que não houvesse uma consequência dramática. É possível inferir que, juntamente com a resistência física, tenha havido também a participação do desejo de viver, quem sabe sintetizado pela fé da vítima e de seus queridos.

Os episódios que acontecem no decorrer do existir nos remetem às mais diferentes interpretações. As pessoas que possuem uma fé religiosa atribuem esses acontecimentos à providência divina. Quem sabe, essa é forma mais adequada de interpretar um episódio dessa magnitude no contexto religioso em que vivemos.

Há outras formas de interpretação que podem ser consideradas. Uma diz respeito ao significado que damos aos reveses sofridos, como por exemplo, o de que temos uma missão a cumprir e fomos preservados por causa disso. Outra maneira de atribuir significado às tragédias é percebê-las como acidentes incontroláveis e que a pessoa não morreu por uma coincidência. Pode haver quem entenda um episódio desses como consequência da falta de condições ideais oferecidas aos trabalhadores e a sobrevivência como a explicação de que não era a sua hora. Existem muitas outras formas de interpretar e de atribuir sentido a quem se salva dessa maneira.

Independente de nossa postura, religiosa ou não, é preciso destacar que cada episódio de nosso existir contém um significado, que nós mesmos lhe atribuímos. Esse significado depende do conhecimento, das crenças e das experiências que vivenciamos. Assim, uma tragédia pode ser vista como uma fatalidade ou como um mistério. Pode ser interpretado como uma bênção ou como uma coincidência. No caso em apreço parece que a força do existir suplantou tendência da destruição.


Mulher que caiu do 10º andar sai do hospital em SC[1]
Graciliano Rocha [São Paulo]

A empregada doméstica Daiane Beatriz Maciel, 25, que sobreviveu a uma queda do 10º andar de um prédio em Florianópolis (SC), foi liberada pelos médicos nesta quinta-feira e já voltou para casa. Grávida de nove semanas, ela e o bebê passam bem.
Mulher grávida cai do 10° andar em Florianópolis e passa bem.

Daiane deixou o Hospital Governador Celso Ramos, no centro da capital catarinense, por volta das 9h de hoje. Ela usava um colete cervical e saiu sentada em uma cadeira de rodas.

Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, são medidas preventivas, já que ela não sofreu nenhuma fratura. Daiane ficará em repouso nas próximas semanas.

No dia 27 de outubro, ela limpava os vidros de uma janela do apartamento em que trabalhava, no 10º andar. A queda foi amortecida pela copa de uma árvore.

De acordo com os bombeiros, ela caiu em seguida sobre uma pilha de vegetação em um terreno vizinho. No local havia cinco cães da raça rottweiler, que também não a atacaram, mas tiveram de ser presos antes que o socorro pudesse ser feito.



DESTAQUE DO DIA
Morte de Deleuze (16 anos)

Gilles Deleuze[2] nasceu em Paris a 18 de Janeiro de 1925 e morreu na mesma cidade a 4 de Novembro de 1995. Para Deleuze[3], "a filosofia é criação de conceitos" (O que é a filosofia?), coisa da qual nunca privou-se (máquinas-desejantes, corpo-sem-órgãos, desterritorialização, rizoma, ritornelo etc.), mas também nunca se prendeu a transformá-los em "verdades" a serem reproduzidas. A sua filosofia vai de encontro à psicanálise, nomeadamente a freudiana, que aos seus olhos reduz o desejo ao complexo de édipo (ver O Antiédipo - Capitalismo e Esquizofrenia, escrito com Félix Guattari), a falta de algo. A sua filosofia é considerada como uma filosofia do desejo. Com a crítica radical do complexo de édipo, Deleuze consagrará uma parte de sua reflexão à esquizofrenia. Segundo ele, o processo esquizofrênico faz experimentar de modo direto as "máquinas-desejantes" e é capaz de criar (e preencher) o "corpo-sem-órgãos". Seu intuito sempre foi o de explorar as suas potencialidades, ao máximo.


[1] MULHER QUE CAIU DO 10º ANDAR SAI DO HOSPITAL EM SC.  Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1001071-mulher-que-caiu-do-10-andar-sai-do-hospital-em-sc.shtml. Acesso em 3 nov 2011.
[2] GILLES DELEUZE. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilles_Deleuze. acesso em 3 nov 2011.
[3] Ilustração disponível em http://www.secession.at/art/2007_6sessions_e.html. acesso em 3 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    uma vez mais uso de tecnologia que há tempo poderia parecer ficção científica. Escrevo a bordo do ônibus que me leva a Frederico Westphalen. Devemos estar perto de Lajeado pelo tempo, menos de 2 horas das 6 ¼ h de viagem. Ouço a radio da Univates e lembro de nosso colega Atos que não teve a sorte da Daiane Beatriz que narras hoje. O teólogo certamente dirá ‘São insondáveis os caminhos do Senhor...’
    Obrigado pelas pilulas de sabedoria de cada dia.

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    www.professorchassot.pro.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    pois é, como teólogo não há como escapar dessa interpretação. Ela é uma forma de consolação que os crentes buscam diante das situações racionalmente inexplicáveis.
    Espero que tua viagem tenha sido tranquila e tenhas dormido para o dia intenso nesta sexta-feira aí em F. Westphalen.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir