terça-feira, 8 de novembro de 2011

O RASTRO
ANO 01 – Nº 242
Durante o meu trabalho como pastor da Igreja Metodista, fui visitar, certa vez, uma família no interior do Estado. A tarde de verão estava agradável e nos sentamos à sombra de um cinamomo para aproveitar a fresquinha enquanto conversávamos. Como era domingo as pessoas não tinham muito o que fazer e a conversa se estendeu bastante.
De repente a dona da casa olhou para um lado e para o outro. Todos acompanharam a preocupação do seu olhar sem saber do que se tratava. Perguntada ela disse: “onde está a menina?”. Tratava-se de uma filhinha de três anos do casal, que misteriosamente desaparecera do campo. Como o ambiente ficou muito quieto a mãe logo desconfiou que estaria acontecendo alguma coisa irregular. Saímos todos a procura da menina. Começamos a sentir o aroma de um perfume. Conforme avançamos, o cheiro ficava mais forte ainda. Finalmente a encontramos num recôndito da casa, escondida, derramando o restando do perfume sobre a sua cabeça.
Antes não havia me dado conta de que por onde andamos alguma coisa vai ficando. Afinal, não somos apenas uma sombra. Nosso existir acontece no meio social. Assim como sou influenciado pelo ambiente no qual transito, também deixo marcas por onde passo.
Depois da visita fiquei pensando com os meus botões que aquela criança, por uma peraltice, havia deixado um rastro de perfume por onde passara. Comecei a me questionar sobre o tipo de rastro que tenho deixado por onde passo. Qual é mesmo o rastro que o meu existir tem deixado por onde ando? Será que o meu rastro tem deixado alguma espécie de cheiro? Será que ele representa um aroma perfumado? Terá, o meu rastro, um cheiro indesejado?
Pois é, que tipo de marcas vou deixando? Essa é uma questão significativa para constituir a identidade de cada pessoa.


DESTAQUE DO DIA
Raspando na Terra
2005 YU55 é um asteróide de 400 metros de diâmetro descoberto no dia 28 de dezembro de 2005 pelo astrônomo Robert McMillan. O asteróide passará entre a Terra e a Lua entre os dias 8 a 9 de novembro de 2011. Já foi descartado o risco de colisão com o planeta Terra, porém, ele passará a 0,85 distâncias lunares da Terra. O que equivale a uma distância comum da Terra para a Lua de 384.403 quilômetros.[1]
Ele tem o tamanho de quatro campos de futebol, pesa o equivalente a 10 pirâmides como a de Quéops, no Egito, e a cada segundo viaja mais de 13 mil metros. Amanhã à noite, o asteróide 2005 YU55 ficará mais perto da Terra do que a Lua. Passará raspando, para só retornar daqui a 200 anos. Será uma oportunidade única, a melhor de todas desde que os cientistas passaram a conseguir rastrear esses objetos.[2]


[1] 2005 YU55. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/2005_YU55. acesso em 7 nov 2011.
[2] GRANDE ASTERÓIDE ENTRE EM ROTA DE APROXIMAÇÃO NA TERRA. Disponível em http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=122238&idDepartamento=13&idCategoria=0. Acesso em 7 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    tuas interrogações (não o teu relato) evocam-me um dos livros mais intrigante que li na década de 80: O Perfume – um romance do escritor alemão Patrick Süskind, publicado em quarenta línguas.
    O Perfume foi considerado o livro da década de 1980 na Alemanha
    Uma muito boa terça-feira
    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.professorchassot.pro.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    as interrogações fazem parte da preocupação com a autoavaliação que às vezes se manifesta com muita intensidade.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir