segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OBSERVAÇÃO

ANO 01 – Nº 262

Tempos atrás havia uma brincadeira entre os adolescentes muito interessante. Alguém chegava perto da gente e perguntava, com voz empolada: “Posso fazer uma observação?” Invariavelmente a gente ficava esperando um discurso e a pessoa apenas nos olhava, silenciosamente. Depois dizia: “Já observei!”

Você já notou a importância que damos para algumas palavras? Por exemplo, você já percebeu o título desta postagem? Via de regra, quando a lemos consideramos apenas um apêndice de algo maior que já foi dito. Apenas uma ‘observação’. Entretanto, outro sentido que este termo tem é de um ato consciente de quem está atento, olhando, ouvindo ou sentindo alguma coisa. Por exemplo, você já observou como os pássaros voltam a cantar após um longo período de silêncio no inverno? Você já observou como as árvores se encheram de flores, sinalizando que a primavera já chegou? Ainda não?

No meio de nossa correria desenfreada de todos os dias temos a obrigação de observar coisas comuns da natureza. Comuns porque estão todos os dias diante dos nossos olhos, mas complexas em sua constituição, beleza e encantamento.

Raramente paramos para observar o mundo, natural ou construído, que subsiste ao nosso redor. Ele é fonte de inspiração para refletirmos sobre o contexto no qual estamos inseridos. Se não a observamos, nem aquilo que o ser humano construiu com os dons e sua inteligência, não temos o direito de nos queixar da vida. Se conseguirmos observar tudo isto, não temos do nos queixar, pois percebemos que não há o que falte ao ser humano para o seu existir.

 Você já fez uma observação hoje?


DESTAQUE DO DIA
Morte de Érico Veríssimo (36 anos)

Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta, RS (Brasil) a 17 de dezembro de 1905 e morreu em Porto Alegre a 28 de novembro de 1975, foi um dos escritores brasileiros mais populares do século XX. De família abastada que se arruinou, Érico Veríssimo era filho do farmacêutico Sebastião Veríssimo da Fonseca (1880-1935) e da dona de casa Abegahy Lopes (dita "dona Bega"). Tinha um irmão mais novo, Ênio (1907), e uma irmã adotiva, Maria. Quando tinha quatro anos de idade, Érico Veríssimo ficou gravemente doente e, após ser levado a vários médicos, foi finalmente diagnosticado com meningite complicada com broncopneumonia pelo médico Olinto de Oliveira, cujo tratamento salvou sua vida. Durante sua infância, estudou no Colégio Venâncio Aires, em Cruz Alta, onde foi um aluno comportado e quieto, frequentava o cinema e observava o pai trabalhando. Por volta de 1914, com quase dez anos, Érico criou uma "revista", Caricatura, na qual fazia desenhos e escrevia pequenas notas.[1]


[1] ÉRICO VERÍSSIMO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Erico_Verissimo. acesso em 27 nov 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Garin,
    nestes cerca de 10 meses que acompanho a cada dia teus blogares ensinaste muitas lições. Há uma em que te fizeste mestre: o como aproveitas tuas observações.
    Esta é minha observação na madrugada da semana que abre o advento.
    Com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    desde que precisei trabalhar com comunicação em rádio, com programa diário, aprendi a observa pequenos detalhes como fonte de inspiração para as meditações radiofônicas.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir