sexta-feira, 1 de abril de 2011

CADA PARTE

Li certa vez uma história de quartel. Uma viatura estava atolada num grande lamaçal. Quatro soldados tentavam tirá-la, empurrando a viatura, enquanto um colega dirigia o veículo. Comandando a operação um sargento ordenava, aos gritos, para que os soldados empregassem mais força. Cansados, os soldados aguardavam a chegada de um veículo particular que se aproximava pela mesma estrada. Um cidadão de meia idade desceu e se ofereceu para ajudar. O sargento argumentou que não era necessário. Mas o cidadão insistiu. Com a força de mais um homem a viatura saiu do atoleiro e os soldados ficaram agradecidos.
Na despedida o cidadão puxou do bolso um cartão de visita e entregou-o ao sargento. Tratava-se de um oficial que estava chegando para assumir o comando daquela unidade. Ao se retirar, acrescentou: “sargento, quando necessitar de uma ajudinha, pode me chamar!”
Temos recebido dons de Deus. Estes dons necessitam se transformar em serviço de solidariedade. É com “a justa cooperação de cada parte” que o todo realiza o seu próprio desenvolvimento para a construção de todos (as), para o crescimento comunitário.
Onde há consciência de grupo não existe lugar para ‘sargentos’, que só dão ordens, fazem discursos, gritam e esbravejam. Há lugar para quem ‘arregaça as mangas’ e se põe a fazer.

 “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” (Ef 4.16).

2 comentários:

  1. Emocionante texto,Foi mesmo maravilhoso te conhecer professor,DEUS o abençoe hoje e sempre[OBS;;Meu patrocinador mudou o endereço do nosso site,o RL agora volta a ser como antes tá professor?Se nos visitar sentirei honrada e,Não esqueças de ler minha Biografia para saber um pouco de meu papaizinho-Amado... www.recantodasletras.com.br/autores/beijaflor07 e saberás o porque sou Beijaflor..,Obrigada professor

    ResponderExcluir
  2. Cara Beijaflor,

    obrigado pela visita aqui em "Cada Parte". Vou visitar o teu blogue.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir