terça-feira, 6 de setembro de 2011


O ENCANADOR
ANO 01 – Nº 179

O fim de semana é o tempo que temos para realizar aqueles consertos domésticos, às vezes empurrados com a barriga por meses. Nesse último foi a vez de uma torneira[1] que insistia em pingar. Diversas vezes tentei consertá-la e até conseguir bons resultados: ela parava. Dias depois lá estava ela outra vez. Como não foi suficiente “discutirmos a relação” por tanto tempo, resolvi tomar uma atitude mais radical: trocar por uma nova.

Realizada a tarefa com sucesso, ficou a reflexão. A questão intrigante que me atormentou por meses: por que a torneira pingava, mesmo depois de consertada?

Dessa questão banal, sem resposta, um pequeno salto me transportou para o ato do existir. Não que saiamos ‘pingando’ por aí, mas há situações que nos fazem pensar seriamente sobre as justificativas que oferecemos às pessoas que nos cercam. Nessa situação, o termo ‘cercam’ é aplicado no sentido de quem nos aperta. Rapidamente encontramos certo ‘pingo’, um escape para nos justificar. Falta de tempo, enfermidades, viagens, negócios etc. compõem um elenco de desculpas para escapar de compromissos, ‘sair de lado’ de uma questão delicada, disfarçar para não encontrar com certa pessoa e por aí afora. Deixamos uma fresta aberta, num ‘cantinho’ conhecido da personalidade, fácil de encontrar como ‘saída de emergência’.

A torneira pressionada pela força da água, sempre encontrava um cantinho por onde aliviava a sua ‘personalidade’. Nosso existir, em alguns aspectos, se assemelha à torneira que insistia em pingar. Acho que não é possível ‘segurar’ toda a pressão do cotidiano: precisamos de um ‘lugarzinho’ por onde ‘vazamos’! É essa possibilidade que nos permite continuar vivendo com razoável saúde emocional. Viva aos pinguinhos nossos de cada dia!



DESTAQUE DO DIA
Dia do Profeta Zacarias[2]

Zacarias[3], cujo nome "זְכַרְיָה" significa "Lembrou/Memória do/é que Senhor", foi um dos profetas pós– exílicos do Antigo Testamento, autor do Livro de Zacarias. Este é um nome theophorico, com o sufixo -iah uma forma curta do tetragrama, que era muito comumente utilizado nesta época para nomes de pessoas e lugares. Contemporâneo de Ageu (Esdras 5.1) com quem foi chamado a despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (ver Ed 6.14). Pertencia a umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi, considerado um dos profetas messiânicos do Antigo Testamento.



[1] Ilustração disponível em http://dicasdeconsertosemcasa.blogspot.com/2011/05/torneiras-pingando-como-consertar.html. acesso em 5 set 2011.
[2] Canonizado pela Igreja Católica Apostólica Romana que dedica o dia 6 de setembro a esse santo.
[3] ZACARIAS (profeta) (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_(Profeta). Acesso em 5 set 2011.

2 comentários:

  1. Meu querido colega Garin,
    realmente ‘sofro’ com uma torneira que pinga. Calculo o número de gotas por minuto e chego a volumes de água desperdiçada. E penso então, nas 30 mil pessoas que a cada dia morrem por falta de água.
    Antes de deitar reviso, com certa preocupação’ as torneiras da casa.
    PS.: Exótico isto de a Igreja católica canonizar alguns profetas (talvez, míticos) não cristãos como seus santos.
    Uma muito boa terça-feira para ti e cada uma e cada um de teus leitores

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    no mínimo causa estranheza, pois imagina-se que deveria voltar sua mira para a segunda parte da Bíblia. Mesmo entre os outros canonizados é possível que alguns não tenham tido uma vida real, apenas mítica.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir