domingo, 18 de setembro de 2011

UMA PERGUNTINHA
ANO 01 – Nº 191
Como está a tua fé, hoje?

Sem dúvida, a questão da fé é a mais polêmica para a maioria das pessoas. Mesmo entre os cristãos, as opiniões se dividem. Há aqueles que colocam no ‘caldeirão’ da fé todo o conjunto da vida cristã. Outros excluem determinadas particularidades. Que tipo de comportamento ou sentimento definimos por fé? Melhor ainda, como definimos nossa experiência de fé pessoal? Tem gente que credita o pensamento positivo como constituinte da fé.

Todos concordamos que a fé é o elemento indispensável para termos acesso à graça de Deus. Entretanto, muitas vezes sentimos que a fé que temos é insuficiente diante das dúvidas que carregamos. Um exemplo clássico da dúvida, no Evangelho é o caso do apóstolo Pedro quando foi convidado para ir ao encontro do Mestre, no meio do mar[1]. As lutas e tormentas do dia a dia[2] começam a nos distrair, olhando paras as ‘ondas’ do mar da vida. Com bastante facilidade construímos o nosso mundo pensando apenas nas nossas possibilidades.

A fé é um elemento construído com vários fatores. Indispensável é confiar que Deus vem em nosso socorro antes mesmo que nos lembremos dele. Outro fator é construirmos a nossa parte. Como aprendi muito cedo com um professor de teologia, o Espírito não é ‘capa de preguiçoso’. O fator mais garantido é aquele realizado por Deus. Mas ele se realiza em combinação com o nosso esforço. A fé tem que ter a mesma dimensão daquela que Jairo teve: tendo sua filha morta teve certeza que Jesus a ressuscitaria[3].
Afinal de contas, como está a tua fé, hoje?

CURIOSIDADE DO DIA
Fazendo fogo com gelo[4]

Há determinadas situações que se nos disserem para fazermos dizemos logo e prontamente que é impossível. Este é o caso de fazer fogo utilizando, por exemplo, um cubo de gelo[5]. Parece impossível mas, se pensarmos um pouco, poderemos facilmente descobrir como o fazer. Utilizando um cubo de gelo e a luz do sol conseguiremos produzir fogo duma forma extremamente rápida e eficaz. Querem saber exatamente como o conseguir?!! Vejam o vídeo tutorial que nos ensina passo a passo. http://www.agorajasabe.com/search/label/sol



[1] 28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. 29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? (Mt 14.28-31).
[2] Ilustração disponível em http://eternamente-isabeltorquatobatista.blogspot.com/2010/03/homenagem-ao-dia-da-poesia.html. acesso em 17 set 2011.
[3] 49 Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. 50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. 51 E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. 52 E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, sabendo que estava morta. 54 Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. 55 E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. 56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido. (lc 8.49-56)
[4] FAZENDO FOGO COM GELO. Disponível em http://www.agorajasabe.com/search/label/sol. acesso em 16 set 2011.
[5] Ilustração disponível em http://anapaulasffr.blogspot.com/2011/05/fogo-e-gelo.html. Acesso em 17 set 2011.

4 comentários:

  1. Caro Professor Garin

    Ainda hoje, estava pensando na questão da fé, e lendo uma reportagem do lider Tibetano, resolvi escrever sobre laicismo, o conceito e a tambem a importancia do ensino das religiões como disciplina escolar, é uma maneira de levar ao conhecimento da juventude as diferenças que estão logo ao nosso lado. Fé faz parte da consciencia humana, é uma necessidade a priori.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adão,

    Pois é, concordo contigo, mas atualmente têm-se confundido muito a fé com o pensamento positivo, muito difundido por Norman Vincent Peale, um pastor estadunidense, falecido em 1993. Tem suas raízes na auto-hipnose e autossugestão, ambos perigo por mascararem sintomas de enfermidades.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Garin,
    deixo os dos assuntos de hoje de lado (fé e fogo a partir de gelo) para felicitá-lo pelo bem posto neologismo trazido ontem 'paleopatia'.
    Com sempre renovada admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,

    obrigado pelas tuas visitas, sempre muito esperadas ao meu blog. Assim como precisamos nos cuidar da contaminação da neopatia, é importante ter o olhar vigilante em relação à paleopatia: não podemos ficar apegados ao antigo.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir