quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM ROBÔ
ANO 01 – Nº 202

Diariamente temos que tratar com pessoas que atendem atrás de balcões. A gente quase não percebe, mas a diferença entre uns e outros é determinante para que se sinta confortável. Ana e eu tivemos que ir a um estabelecimento e fomos recebidos por uma moça que trabalhava na recepção. Como o procedimento exigia a apresentação de documentos, assinatura de termos e outras informações, a recepcionista foi nos solicitando cada detalhe em sequência. Chamou nossa atenção a maneira como fazia isso. Com os olhos fixos no computador dizia: “assina no X”, o CPF, o RG, termo de autorização etc. Terminado o procedimento burocrático, virei para minha esposa e declarei: “Eu me sentiria mais confortável se fosse atendido por um robô!”. Saliente-se que não se tratava de qualquer estabelecimento, mas de uma instituição considerada “de ponta”, da cidade.

O que nos faz sentir humanos não é se somos recepcionados por uma pessoa ou por uma máquina. Confesso que já fui atendido por uma gravação, num setor de atendimento por telefone, que me deixou a vontade me fez sentir gente. Não estou aqui defendendo a troca de atendentes por máquinas programadas. O que não é admissível é que sejamos recepcionados numa organização, por pessoas “mal programadas”.

Quando entramos num estabelecimento diferente, sentimo-nos estranhos e o acolhimento é determinante para nos fazer sentir a vontade. No caso de sermos tratados como um “protocolo”, continuamos nos sentindo apenas um número e completamente inseguros. Nossa humanidade não foi acessada e, apesar de preenchermos todos os formulários, seguimos com dúvidas, como ocupantes de um não-lugar. O acolhimento não basta ser realizado por um ser humano, é necessário que esse seja humano em sua forma de ser.


DESTAQUE DO DIA

Dia do Professor de Educação Física

A Educação Física[1] é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
Nossa homenagem aos profissionais da Educação Física!




[1] EDUCAÇÃO FÍSICA (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_f%C3%ADsica. Acesso em 28 set 2011.

4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    num Guarulhos lotado, quase sofrendo mochilaços dos passageiros que náo têm controle de seus apêndices, obrigado pelo destaque a indefinição entre o humano/não humana.
    Um bom dia

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    obrigado pelo teu comentário, mesmo numa situação atribulada de aeroporto. Boa estada na Bahia.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Também concordo com o senhor. Por sorte é que nós, muitas vezes, temos a sensibilidade de imaginar que, talvez, a pessoa que nos atende mal pode ter seus motivos para estar daquele jeito.

    Muitas vezes é necessário que nós saibamos que apesar de termos a "razão", outras pessoas equivocadas podem ter a "necessidade" da compreensão. O entendimento desta realidade nos ajuda muito a superar esses tratamentos superficiais e cheios de finitude a que nos submetemos no dia-a-dia.

    Ótimo, professor! E ainda devo comentar que ouvi essa história em primeiro mão na sala de aula, olha só que honra!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro,

    como falei na aula, a maneira como a pessoa é tratada determina boa parte da sua atitude. Também é verdade que a maneira como tratamos as pessoas que nos atende pode ser importante para o tratamento que receberemos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir