sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O SENHOR MERCADO
ANO 01 – Nº 203
Debatia, ontem, com meus alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, os limites da decantada ‘liberdade de expressão’. No bojo das discussões estava o Senhor Mercado (SM), a famosa ‘mão invisível’ que a tudo controla na sociedade contemporânea.
Mesmo se tratando de uma entidade misteriosa, acaba levando as empresas e instituições a se dobrarem como se fosse o único deus da atualidade. É comum, bons temas e boas reportagens serem colocadas de lado, nos meios de comunicação atuais, pelo simples fato de que não irão ‘vender’, ou seja, não atrairão a atenção dos consumidores. As empresas do setor comunicativo se dobram à imposição do SM porque, do contrário, fecharão suas portas em pouco tempo. Como se trata de um setor financiado principalmente pelos patrocinadores, ou faz o que eles desejam ou eles retiram suas cotas de patrocínio.
O debate avançou no sentido de que esse perfil do SM é construído pela própria sociedade. É ela que o sustenta e dele se alimenta num círculo vicioso arriscado. Parte das contribuições em aula se dirigia ao péssimo nível de boa parte da programação dos grandes canais abertos de TV. Uma aluna trouxe o exemplo de um jornal televisivo importante que alterou o projeto editorial porque descobriu que os seus expectadores haviam mudado, tornando a apresentação das notícias mais sensacionalista, policialesca. Notícias de prisões, arrombamentos, assassinatos, tráfico de drogas e outras do tipo, atraem mais a atenção do seu público do que tudo o resto que acontece no cotidiano. Nesse ritmo, pode se perceber o empobrecimento cada vez maior dos programas que são oferecidos pelos meios de comunicação.
Outra reflexão que surgiu em aula foi o caso de que a maioria das pessoas não possui condições de análise crítica sobre o material que recebe através dos meios massivos de comunicação. Fica assim, exposta a um material distorcido, de péssima qualidade, imaginando que está lidando com uma informação imparcial.
Com o SM como principal (e quase único) critério para veiculação de uma matéria, pode se antever o caminho que a comunicação irá tomar. A título de exemplo, a economia mundial foi afetada dramaticamente, nos últimos anos, por causa dessa submissão, quase incondicional ao SM. O resultado é que todos nós, tu e eu inclusive, estamos hoje pagando o custo dessa irresponsabilidade provocada pela ética do SM.

DESTAQUE DO DIA
Dia da Secretária[1]
O (a) Secretário(a)-Executivo(a)[2] é o profissional diplomado no Brasil por Curso Superior de Secretariado, legalmente reconhecido, ou diplomado no exterior por Curso Superior de Secretariado, cujo diploma seja revalidado na forma da lei; (Redação dada pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996) ou o portador de qualquer diploma de nível superior que, na data de início da vigência desta lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionadas no art. 4º desta lei; (Redação dada pela Lei nº 9.261, de 10.1.1996)
O Técnico em Secretariado, o profissional portador de certificado de conclusão de Curso de Secretariado, em nível de 2º grau.
No dia da Secretária (o), nossa homenagem a todas essas pessoas que desempenham um trabalho de assessoria e apoio nas mais diferentes áreas da administração.

Morte de Jerônimo de Strídon (1591 anos)

São Jerônimo[3] nascido em Strídon a c. 347 e falecido em Beléma  30 de Setembro de 420. Seu nome de batismo era Eusébio Sofrônio  Jerônimo (em latim: Eusebius Sophronius Hieronymus; em grego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος) foi um padre e apologista cristão ilírio. É conhecido, sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. A edição de São Jerônimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma cristão) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panônia e a Dalmácia (motivo pelo qual também é chamado de Jerónimo de Strídon), no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém, em sua cela, próximo à gruta da Natividade.


PhiloCine

Aproveito esse espaço para fazer um convite especial para quem gosta de exercitar a sua reflexão sobre o conteúdos dos filmes. Dia 8 de outubro haverá mais uma oportunidade, dessa vez para debater o filme O Homem que não Vendeu sua Alma. A seguir, o convite:



[1] Ilustração disponível em http://assessoraexecutiva.wordpress.com/2010/10/13/materia-sobre-o-dia-da-secretaria-correioweb/. Acesso em 29 set 2011.
[2] LEI No 7.377, DE 30 DE SETEMBRO DE 1985. Disponivel em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7377consol.htm. Acesso em 29 set 2011.
[3] SÃO JERÔNIMO (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B3nimo_de_Str%C3%ADdon. Acesso em 29 set 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    certamente a escolha de 30 de setembro para homenagear às secretárias deve-se a celebração litúrgica de São Jerônimo. Vivas às secretárias e cumprimentos aos biblistas como tu.
    Abraços soteropolitanos

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    obrigado pelos cumprimentos a propósito de minhas incursões biblísticas. Também envio os cumprimentos à Dra. Gelsa pela chegada onde, do ano 5772.

    Forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir