sábado, 3 de setembro de 2011

MUDANÇAS
ANO 01 – Nº 176
Semana passada tive que ir ao centro da cidade. Fiquei surpreso com as mudanças em vários prédios. Lugar onde antes se vendiam tecidos virou uma loja de eletrodomésticos. Onde havia uma ferragem, hoje é uma loja de loja de fotografias. Com tantas mudanças quase não identifiquei o que funcionava há um ano numa esquina, numa galeria etc. Nossos pontos de referência  na cidade se alteram com rapidez.
Esta andança no centro da cidade me fez refletir sobre raízes e movimentos. Conforme a idade vai passando, temos necessidade de nos vincularmos às raízes, às nossas referências. Não só do ponto de vista geográfico, mas principalmente de valores, de crenças, de modelos. Em contrapartida, a vida é dinâmica. Com isso quero dizer que as coisas mudam muito rapidamente. Meu amigo Prof. Attico Chassot costuma dizer que sofremos de “neopatia[1]. O que valia na semana passada, hoje pode ser obsoleto. O que era convicção absoluta no tempo de nossos pais, hoje pode ser questionado.
Cristo enfrentou a sociedade do seu tempo que sofria com tipo de dificuldades inversa a da contemporaneidade. Seu contexto social tendia a valorizar muito mais a tradição do que os novos avanços. A tendência pela manutenção das coisas como sempre foram atrapalhava a sua mensagem representada por uma novidade radical[2]. Em diversas oportunidades teve que estabelecer a diferença entre o que valia antigamente e o que deveria valer agora. A dinâmica da sociedade do seu tempo empurrava-o para o novo, que aparecia como uma diferente face de Deus, muito mais amorosa, muito mais misericordiosa do que a revelada pela Lei e pelos Profetas. A face do Deus Eterno, que antes de cobrar cumprimento da lei, oferecia sua graça, sua misericórdia e sua compaixão.


DESTAQUE DO DIA
Dia do Biólogo
No Brasil, a profissão de biólogo[3] foi regulamentada em 3 de setembro de 1979. Por isso esse dia ficou consagrado aos profissionais da área. A biologia é a ciência da vida (do grego bios = vida e logos = estudo). Ela estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem entre si e com o seu ambiente. Analisam desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas. Por estar apresentando novas possibilidades de tratamento médico, de prolongamento da vida, de reprodução do ser humano, a biologia está provocando muitas discussões e debates no campo da moral e já existe uma disciplina, a bioética, só para discutir o que é positivo e o que é negativo em biologia.


[1] Temos não dicionarizado que significa a doença de sempre querer novidades.
[2] Evangelho significa uma nova notícia.
[3] ESSE É O DIA CONSAGRADO ÀQUELES QUE SE DEDICAM À BIOLOGIA (ilustração e texto). Disponível em http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u51.jhtm. Acesso em 2 set 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    obrigado pela referência a neopatia que grassa como praga, parece que mais acentuadamente entre os jovens. Pergunte, por exemplo, quantos celulares já tiveram. Haverá no grupo quem já superou uma dúzia. Há que bradar: “Neopata!”
    Um muito bom sábado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    meu agradecimento pela tua visita tão madrugadora. A maioria de nós tem uma tendência neopata, mas há quem se torne um doente de fato.
    Um ótimo sábado para ti.

    Garin

    ResponderExcluir