segunda-feira, 16 de maio de 2011

DOBRAR À DIREITA

Quando me dirigia para a Igreja, ontem de manhã, tinha planejado um caminho que necessitava fazer uma conversão à direita em determinado momento. Quando cheguei à entrada da rua percebi que ela estava fechada. Havia uma competição sendo realizada na cidade e diversas vias estavam bloqueadas. A alternativa foi seguir em frente até encontrar outra possibilidade de retorno. Essa dificuldade acabou por acarretar uma demora maior para atingir o nosso objetivo, mas o importante foi que conseguimos chegar lá.

Sempre traçamos planos para nossas ações e iniciativas, mas isso não basta para determinar o sucesso de nossas empreitadas. É muito comum a gente tentar cumprir nossos planos a qualquer preço, mas essa atitude normalmente leva à frustração para a concretização dos objetivos. Mais que um bom plano é importante a flexibilidade que possibilita novas alternativas. Sempre tenho colocado para os meus alunos(as) que nunca se vai para uma aula apenas com uma alternativa. A luz pode falta, o equipamento que vamos utilizar pode ter problemas, enfim, sempre há possibilidade de haver alguma dificuldade e é nessa hora que o famoso “plano B” deve entrar em ação.

Dessa flexibilidade depende muito do que temos para realizar. Antes mesmo de se frustrar é necessário acionar a alternativa mais próxima no que se refere a alcançar os mesmos objetivos iniciais. Esses precisam ser buscados com toda a intensidade, pois são eles que justificam nossa ação e a nossa identidade. Precisamos ter em mente que nem sempre o caminho mais curto é o mais eficiente. Competente é o caminho que nos conduz às realizações, sobretudo, às realizações humanas enquanto ser.

Com votos de uma boa semana e o nosso abraço!


Disponível em http://www.vanessalampert.com.br/?p=598 acesso em 15 maio 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Garin,
    um e outro tivemos ontem roteiros alterados. Minha ida ao cemitério para uma homenagem fúnebre a pessoa querida, também foi transtornada pela corrida pela diabetes.
    É bom ter um plano B, mas lembrei de um saber primevo: “Quando tens pressa, não busques atalho!”
    Tenhamos uma semana iniciada com o sorver de tuas pílulas que tem sabor/saber de cotidiano.
    Com admiração continuada

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    ainda bem que a competição de domingo era por uma muito boa causa. No início, parece que dá um branco e a gente pensa, "e agora". Ainda bem que a experiência de vida vem em nosso socorro.

    Boa semana, meu caro amigo!

    Garin

    ResponderExcluir