segunda-feira, 30 de maio de 2011

DE VOLTA DO FUTURO

Ontem, domingo, quando me levantei fui pego, de súbito, por uma situação inusitada. Enquanto fazia a minha higiene matinal liguei o rádio para acompanhar as primeiras notícias do dia e me atualizar em relação à temperatura ambiente. Uma das principais emissoras de rádio da cidade estava transmitindo o que parecia ser uma síntese dos últimos acontecimentos e anunciando a agenda do que iria acontecer. De repente, a título de agenda, o locutor anunciou que na tarde do próximo sábado, haveria um grande acontecimento esportivo, o seja, a partida de futebol entre o Manchester United, da Inglaterra e o Barcelona, da Espanha, pela decisão da Liga dos Campeões da Europa.
Como recém havia acordado desconfiei da minha vigília e agucei o ouvido. De fato, o locutor estava anunciando o maior evento da agenda esportiva. Interrompi a escovação de dentes e saí do banheiro para confirmar, de alguma maneira, em que data estava vivendo. Afinal de contas, o referido jogo tinha acontecido na véspera – como poderia ser anunciado como agenda, para o próximo sábado? Estava acontecendo algo muito estranho. De duas uma: ou a emissora de rádio havia se enganado ao acionar um arquivo antigo, ou eu estava vivendo no futuro, um dia à frente?
Confesso que, por um instante fiquei em dúvida. Contudo, na medida em que o boletim era divulgado, com diversos fatos já acontecidos, me dei por satisfeito: a emissora estava errada.
É estranho e ao mesmo tempo intrigante. Parecia que o tempo ainda não havia chegado e eu já conhecia o que iria acontecer “amanhã”. A reflexão é quase instantânea. Consigo saber agora o que ainda ninguém pode conhecer. Milhares de obras de ficção foram produzidas pelo ser humano e inúmeras experiências foram tentadas para que alguém pudesse avançar além do tempo do agora. A misteriosa sensação de estar no futuro, mesmo que isso não tenha acontecido de fato, produz no ego de todos nós, uma dimensão de poder indescritível. Essa sensação proporciona ao sujeito, a possibilidade de dominar o futuro que ainda não nos pertence. Com ela, conseguimos estabelecer conexões com o imaginário historicamente real. O jogo já havia se realizado e já se conhecia o resultado final. Se estivesse no futuro, poderia anunciar os próximos eventos, não como quem faz previsões, mas como quem tem certeza de que assim será. Nossa mente está acostumada a viajar entre o passado e amanhã, mas tudo na dimensão imaginária. Poder realizar, de fato, esse passeio representa uma sensação indescritível, ainda que tenha durado apenas alguns segundos.
Pois bem, hoje é segunda-feira e aqui estou de volta do futuro, mas apenas por um erro da emissora de rádio.
Boa semana para todos(as)!

5 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    realmente uma experiência no mínimo de um realismo fantástico. Só me perguntei, não poderia haver outra leitura: não foi uma volta ao passado? As notícias gravadas, recurso tão presentes em nossas emissoras, que repete ad nauseam notícias, te catapultou da manhã de domingo para a manhã de sábado.
    Como já sabias que o Barça havia ganho, poderias fazer uma ‘fezinha’ e ganhar uma boa bolada ou até prevenir os fanáticos catalães que contivessem suas insanidades e teríamos quase uma centena de feridos a menos.
    A propósito, se as loucuras havidas fossem na América do Sul ou na África seríamos bárbaros. Na civilizada (e doente) Espanha isto é aceito.
    Uma boa segunda-feira para ti e para cada uma e cada um de teus leitores.


    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Attico,

    de fato, poderia ter sido um retromergulho na história, mas a sensação foi de futuro e por isso o entusiasmo (ilusório, é claro).

    Um grande abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Fundamentallу the flex belt is a belt you stгap on aгound
    your waist аnd three particularly placed pads arе
    what aid contract your abs.

    My weblog - flex belt coupon

    ResponderExcluir
  4. eхсellent іssues altοgethеr, yоu juѕt gained a lоgo nеw
    reаdеr. What maу you suggest in rеgaгԁѕ to your post that you simply
    made a feω days аgo? Any ceгtaіn?



    Tаke а look at my ωeb site blucigs

    ResponderExcluir
  5. You can go to the AutoZone to have a check or even
    do-it-your self. Relying on your scanner, you may possibly
    have to energy it on, or it may well self-activate.

    Here is my homepage: obd2 software

    ResponderExcluir