terça-feira, 31 de maio de 2011

A JANELA

Um dia desses andava com uma porção de coisas me preocupando. Sentia que a mente não conseguia se concentrar naquilo que era necessário. Conversei com colegas, falei com amigos, troquei e-mail com algumas pessoas, mas nada foi eficiente o necessário. Já começava a ficar preocupado, pois os “problemas” parecem que cresciam mais do que a capacidade para enfrentá-los. Acho que as preocupações acabam por sufocar nossa capacidade de criar alternativas. O resultado de tudo isso é que a gente não consegue avançar e nem retroceder.

Pensei, pensei e quase não encontrei solução. Foi aí que me apareceu uma janela diante da mente: procurar um lugar a sós. Foi o que fiz. Acabei fazendo um retiro solitário no qual comecei a colocar em ordem, todas as coisas que povoavam minha mente. Assuntos de trabalho para um lado, assuntos de finanças para outro, questões de família para outro lado. Depois, paulatinamente fui pensando alternativas para cada conjunto de problemas ou de dificuldades. Não demorou muito, consegui ter diante de mim um quadro amplo de todas as coisas que me preocupavam. Retomei cada situação, dentro do seu conjunto e fui estabelecendo alternativas de solução. É bem verdade que, pela mente não consegui resolver os problemas, mas estabeleci as possibilidades, vislumbrei saídas, planejei condições.

Para falar a verdade, não sei dizer quanto tempo durou o meu retiro espiritual. Até porque nessas horas, o que menos importa é o tempo cronológico. O que vale, são os caminhos que a gente encontra. Ao retornar para a dimensão de realidade recobrei as energias, organizei as estratégias e parti em busca dos encaminhamentos para cada uma daquelas questões que estavam me atormentando.

Pois é, nem sempre nos damos conta de que necessitamos de um momento de meditação. É necessário, vez por outra, parar, reorganizar as dificuldades e encontrar energias para colocar em prática os planos encontrados. São nossos momentos a sós, instantes de meditação... nossos espaços de oração.

Uma boa terça-feira para todos(as)!

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    deixaste-me mal acostumado.
    No entorno das seis horas fui buscar a pílula da madrugada, Lá estava o teu mergulho passado/futuro de ontem.
    Agora em meio ao preparo das aulas de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa olho a tua ‘janela’. Enterneço-me vendo uma rolinha picando as cascas de mamão que a cada dia alimentam os pássaros que me fazem companhia.
    Estar só, de vez em vez, terapêutico.
    Obrigado pela parceria
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    fui traído pelo blogger. Havia agendado "A janela" para ser publicada a 00:04 de hoje. Quando acessei hoje cedo para conferir, continuava a blogada de segunda.
    Nada nos eternece mais do que um pássaro próximo. Aqui por casa também tenho companhia de bem-te-vis, joão-de-barros, rolinhas, sabiás, andorinhas e pardais. Com essas companhias a vida fica muito mais bela.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir