domingo, 29 de maio de 2011

TRUFAS



Seguidamente, minha esposa e eu almoçamos num buffet, que serve comida por quilo. No preço da refeição está incluída uma sobremesa. Sempre que vamos acertar a conta, me sinto diante de um dilema: bem próximo ao caixa há um ‘cesto de tentações’. Trata-se de um pote cheio de tentadoras trufas de chocolate. São graúdas, cuidadosamente enfeitadas com chocolate branco, dotadas de um aroma irresistível. O que é pior – o preço é convidativo.  Se você, ao ler esta descrição, já está com água na boca, imagine eu, que tenho que passar por este sacrifício diariamente?

As nossas tentações nunca são por coisas ruins. Quando o Senhor estava no deserto (Mt 4.1) o objeto de tentação foi o poder. São os nossos desejos mais ardentes que se interpõem entre a nossa vontade e a vontade do Deus. O Reino de Deus é construído pelas pessoas que são capazes de renunciar alguns desejos e resistir ao ‘sabor’ da tentação. Este Reino é feito por gente que assume compromissos e faz sua parte com responsabilidade. Quem, por causa desse Reino resiste à sedução dos ‘caminhos fáceis’, dos ‘atalhos da vida’ consegue perceber o quanto Deus o abençoa. Às vezes determinadas realizações comunitárias e pessoais podem demorar mais. Quando chegam, enchem a Deus de alegria.

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.  (Tg 1.13-14)




2 comentários:

  1. Meu douto teólogo,
    sei que cristãos rezam “...e não nos deixeis cair em tentação...”. Me pergunto então qual o pai que oferece ao filho um escorpião quando este pede pão.
    Por que são nos oferecidas a tentação? Apenas para nos provar?
    Sempre me aflora a exigência feita a Abraão que sacrificasse Ismael/Isaac. Isto já foi mais que tentação. Deve ter sido o maior teste de fé na tradição das três religiões abraâmicas.
    Ocorre que, de vez em vez, as tentações são mais tentadoras que as trufas que aquelas com as quais o profeta-fotógrafo encanta a edição de hoje e como usualmente ilustra este blogue.
    Um bom domingo no qual devo vencer a tentação de estar sempre conectado

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    a tentação que temos é de pensar que sempre há alguém por trás das tentações que se nos oferecem. Penso que as tentações afloram de dentro de nosso impulsivo desejo de satisfação e poder.

    Um bom resto de domingo para ti, sem conexão, é claro!

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir