quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A bionomia - ano 01 - nº 342

A BIONOMIA
ANO 01 – Nº 342

Quando a gente fala em saúde, normalmente se refere a consultas médicas, exames clínicos, visitas ao dentista etc. Outras vezes nos reportamos a exercícios físicos ou a cuidados com a alimentação. Entretanto, aprendi um novo conceito de cuidado da saúde: trata-se da bionomia.

Alguém irá dizer que essa palavra não existe nos dicionários e não existe mesmo, mas o conceito é importantíssimo para a vida do ser humano. A bionomia tem a ver com a administração da saúde. Assim como promovemos a administração da empresa, da instituição, da despensa, é fundamental administrar a saúde de nós mesmos.

É importante entender que administrar a saúde vai muito além dos cuidados que devemos ter com alimentação, exercícios e exames médicos. Administrar a saúde envolve tudo isso, mas engloba também a recreação, a espiritualidade, a sociabilidade etc. Bionomia é um neologismo resultante de termos gregos: bios = vida e nomos = regra. Assim, esse neologismo tem o significado de administração da vida. Além desse ou daquele cuidado que necessitamos ter com a saúde, é fundamental equilibrar as diferentes particularidades do nosso viver. No livro “Ganhei mais vida” há um trecho que fala sobre essa nova perspectiva da administração:

“É preciso repetir mais uma vez: o envelhecimento prematuro não é uma “doença” irreversível, mesmo que o processo como um todo seja irreversível. Mas é possível, sim, viver bem a última fase da vida, ter uma longevidade feliz. Prolongar a duração da velhice ou prolongar a da juventude não é, em absoluto, a mesma coisa: é muito mias positivo alongar a duração da juventude. Envelhecer “jovem”, de certa forma. É evidente que não poderemos nunca dominar totalmente os fenômenos biológicos que sobrevêm com a idade, pois há um número demasiado grande de parâmetros em jogo. A revolução científica desses últimos 20 anos nos fornece, no entanto, regras racionais de “gestão” de nosso corpo, como se diz em relação a uma empresa. [...] A bionomia provém da mesma lógica: a de uma boa gestão de nosso organismo. Podemos até mesmo usar igualmente painéis de controle, indicadores, objetivos e estabelecer o managemente[1] do nosso corpo em bases racionais.”.[2]
DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Casaldáliga (84 anos)

Dom Pedro Casaldáliga CMF, nascido Pedro Casaldàliga i Pla, Balsareny, província de Barcelona, 16 de fevereiro de 1928 é um bispo católico espanhol, radicado no Brasil desde 1968. Adepto da teologia da libertação, adotou como lema para sua atividade pastoral: nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar. É poeta, autor de várias obras. Já foi alvo de inúmeras ameaças de morte. A mais grave, em 12 de outubro de 1976, ocorreu no povoado de Ribeirão Bonito (Mato Grosso). Ao ser informado que duas mulheres estavam sendo torturadas na delegacia local, dirigiu-se até lá acompanhado do padre jesuíta João Bosco Penido Burnier. Após forte discussão com os policiais, o padre Burnier ameaçou denunciá-los às autoridades, sendo então agredido e, em seguida, alvejado com um tiro na nuca. Por cinco vezes, durante a ditadura militar, foi alvo de processos de expulsão do Brasil, tendo saído em sua defesa o arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.[3]


[1] Organizar o orçamento doméstico.
[2] ROSNAY, J.; SERVEAN-SCHREIBER, J-L.; CLOSET, F.; SIMONNET, D. Ganhei mais vida!: o que fazer com a longevidade?. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 47.
[3] PEDRO CASALDÁLIGA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Casald%C3%A1liga. Acesso em 16 fev 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    te li cedo, mas o dia de muitos fazeres não me permitiu te agradecer por me ensinares o que é 'bionomia' e lembrar que ainda existe alguém que não merece o esquecimento que estamos lhe imputando: Dom Pedro Casaldaliga.
    Obrigado por um e outro memento,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      final do ano passado minha filha esteve num 'retiro' do qual Dom Pedro participava; é um grupo muito interessante, de resistência social importante que se reúne no centro-oeste do país.
      Um abraço.

      Excluir