domingo, 5 de fevereiro de 2012


O terneiro

ANO 01 – Nº 331

Uma das minhas funções, quando menino, era arrebanhar o gado leiteiro para o curral, todos os fins de tarde. Nosso campo não era muito grande, mas havia bastante mato e sangas, que cortavam a propriedade. Era comum encontrar todas as vacas e terneiros, menos um. É claro que não adiantava chegar em casa sem um animal. Significava fazer tudo de novo. Lembro-me de uma vez que perdi um terneiro. Rodei todo o campo por duas vezes e nada de encontrar o animal. A noite já estava caindo quando finalmente, depois de muito sacrifício, encontrei-o caído numa ribanceira. Apesar da preocupação, meu coração saltou de alegria por, finalmente, ter encontrado aquele terneiro.

Certamente você já perdeu algum objeto e depois o encontrou. Sabe da alegria de que estou falando. Mas pense num objeto muito valioso, daqueles simbólicos, herança de família, por exemplo. Aí a alegria é redobrada. Esta alegria é aquela que Deus sente em seu coração, quando nos voltamos para ele. Não estou me referindo especificamente àquele momento da ‘conversão’, mas ao nosso dia-a-dia. Toda a vez que renegamos nosso egoísmo; que viramos as costas para nossas presunções; solidarizamo-nos com pessoas em necessidade; abandonamos ‘verdades’ irrefutáveis, Deus faz uma festa. Ele se alegra toda vez que nos arrependemos de nossos maus atos e nos voltamos para a Vida que procede dEle. Ele faz uma ‘comemoração’ toda vez que alguém se arrepende. O seu desejo nunca é condenar. Fica na espreita esperando a hora e o momento para que mostremos atitudes de arrependimento sincero. É Sua maior alegria.

Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu
por um pecador que se arrepende do que
por noventa e nove justos que não necessitam
de arrependimento. (Lc 15.7)


DESTAQUE DO DIA

Tempos Modernos (76 anos)


Tempos Modernos, Modern Times (Inglês) é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial. Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua. Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, drama, romance e ficção.[1]



[1] TEMPOS MODERNOS. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempos_Modernos. Acesso em 4 fev 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    antes de vencer a leitura do primeiro terço de tua blogada dominical evocava o evangelho do bom Pastor e passagem de Lucas, claro sem a precisão que citas.
    Linda a transmutação de pastor de terneiros te fizeste pastor de alma.
    Um domingo abençoado, se me é permitido dizer isto
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      como tu deves saber, a gente nem sempre determina tudo na vida: na maioria das vezes, a vida que a gente constrói, determina o nosso viver. Acho que foi assim com essa transmutação.

      Obrigado.

      Garin

      Excluir