quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Verdade absoluta - ano 01 - nº 355

VERDADE ABSOLUTA
ANO 01 – Nº 355

Entre os anseios humanos está aquele de um dia encontrar a ‘verdade absoluta’ sobre todos os assuntos. Aliás, há quem considere a sua versão como tal. É comum ouvir tais pessoas afirmarem, com total sinceridade, que têm absoluta certeza sobre o que estão dizendo.

No seminário sobre História e Filosofia da Ciência, o colega Prof. Attico Chassot[1], com quem compartilhei a última edição oferecida há dois semestres, nos mestrados do IPA, sempre reafirma: o século XIX terminou considerado como o século das certezas e o final do XX, como o século da dúvida.

Quando me apresento a uma nova turma, a cada semestre, tenho o cuidado de explicitar como estou olhando a Ética, a disciplina que ministro atualmente. São pelo menos duas lentes que me fazem enxergar o mundo. A primeira é a lente da Teologia, minha primeira formação e na qual cursei o mestrado e o doutorado. A outra lente é a da Filosofia, na qual fiz minha Licenciatura.

Depois de seis décadas de caminhada fico impressionado como essas lentes têm influenciado significativamente a forma de olhar a realidade que me cerca. São duas lentes relacionadas às humanidades e isso tem me feito colocar as pessoas como prioridade na hora de fazer julgamentos.

Já convivi com pessoas que, ao estabelecerem seus argumentos sobre a realidade, o fazem a partir de números e de estatísticas. As lentes, através das quais enxergam o contexto, estabelecem relações matemáticas e comparações relativas entre uns e outros números. Quando conversamos com quem está sempre lidando com a saúde é possível perceber que seus julgamentos partem sempre de processos vitais como células, neurônios, fluxos sanguíneos etc. Outros fazem seus julgamentos contextualizando historicamente cada aspecto do existir, localizando os fatos em diferentes períodos da trajetória da humanidade.

Cada pessoa tem o seu ponto de partida para enxergar o mundo e por isso, seu olhar representa uma faceta da realidade. O conjunto desses olhares humanos nos permite uma aproximação do conhecimento, mas nunca a verdade absoluta. Quando descobrimos as lentes, através das quais contemplamos o universo, fica bem mais fácil fazer qualquer afirmação sobre a realidade que nos cerca.

Há apenas uma verdade absoluta: a dúvida sobre qualquer verdade!

Com os votos de uma quarta-feira com muitas realizações humanas!
DESTAQUE DO DIA

O bissexto

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual (gregoriano) ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

Hoje, a expressão “bissexto”, vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.[2]

Quando crianças, meus irmãos e eu gostávamos de brincar com o aniversário de pessoas que nasciam em 29 de fevereiro afirmando que eles só poderiam comemorá-lo a cada quatro anos.


[1] Blog do Mestre Chassot: http://mestrechassot.blogspot.com
[2] ANO BISSEXTO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto. Acesso em 29 fev 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado colega Garin,
    um comentário em três tópicos:
    #1 obrigado por referires a nossa parceria em edição do seminário de Historia e Filosofia da Ciência. Foi uma edição memorável.
    #2 ontem em minha fala na UFCSPA dei destaque as duas viradas de séculos (a 19/20 e 20/21) marcadas por certezas a primeira e incerteza na segunda.
    #3 ontem quando buscava assunto para a edição de hoje de meu blogue pensava, o Garin terá dificuldade para encontrar seu ‘saboroso destaque do dia’ e com razão a frequência da data de hoje se comparada com as outras é 0,25 apenas. Mas achaste um bom assunto para a primeira edição em um 29FEV para teu blogue que não é bissexto.
    Um bom 29FEV que o próximo só depois da Copa,

    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Attico,
      fiquei emocionado ao saber que te preocupas com as dificuldades que possa estar enfrentando para fazer o meu blog. Confesso que muitas vezes fico imaginando o que estás pensando colocar no blog do dia seguinte.
      Um abraço,
      Garin

      Excluir