quinta-feira, 14 de junho de 2012

Bendita indignação - ANO 02 – Nº 459


BENDITA INDIGNAÇÃO

Em uma das turmas que trabalho, ontem foi o último seminário acadêmico sobre Ética, Sociedade e Meio Ambiente. Tratava-se de um grupo que teve a sua data de apresentação postergada, por isso apenas agora apresentou sua pesquisa. O tema era sobre Bioética, um dos mais polêmicos da atualidade, mas que foi enfrentado pela turma com bastante competência.

No debate sobre os subtemas, uma acadêmica levantou vários questionamentos a respeito da manipulação genética relacionada com a fertilização assistida. O pano de fundo dos questionamentos se relacionava aos avanços da pesquisa científica nessa área ao lado dos abusos comerciais envolvidos. A certa altura uma aluna indignada questionou se não estaria havendo uma banalização sobre a manipulação da vida. Relacionou a utilização das sobras de embriões fecundados à prática de abortos indiscriminados.

Como se poderia esperar, nesse momento se levantaram argumentos defendendo e condenando determinadas práticas de manipulação genética sem o devido cuidado ético correspondente. Entre outros argumentos, surgiu o de que boa parte dessas pesquisas é iniciada com muita competência e responsabilidade, mas que não há segurança sobre as suas consequências em longo prazo. Atualmente, o ser humano detém o poder de mexer em sistemas vitais importantes, alterando em laboratórios, processos naturais que seguiam determinações biológicas. Não há dúvidas de que representa um grande avanço, porém a impossibilidade de controlar suas consequências e as dúvidas a respeito dos resultados para a humanidade e para o planeta, precisam fazer parte da pauta de discussões e debates éticos. Assim como há laboratórios e pesquisadores sérios, há aqueles que são movidos por fama ou por financiamentos mais vultosos para suas pesquisas.

No final da noite deitei a cabeça do travesseiro e fiquei meditando por alguns minutos: bendita indignação dessa gurizada, afinal de contas, mesmo entre os adolescentes há seriedade e preocupação com as formas de tratar o futuro.

Votos de uma quinta-feira de benditas indignações!
DESTAQUE DO DIA

Dia Mundial do Doador de Sangue

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, como homenagem a um ato nobre, na defesa da saúde humana. “Doar sangue é salvar uma vida”. Há frases que dispensam mais palavras. Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. É também uma ação de genuína solidariedade, que merece ser reconhecida, neste 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste dia, ao mesmo tempo que se homenageiam os doadores, alerta-se para a necessidade crescente de recolha, em virtude do decréscimo que se tem verificado nos últimos anos.[1]

O Dia Mundial do Voluntário Doador de Sangue é comemorado todos os anos, em 14 de junho, com o objetivo de conscientizar a sociedade em relação à necessidade e importância da doação voluntária de sangue. A data foi estipulada em homenagem ao médico austríaco Dr. Karl Landsteiner, premiado com o Nobel de Medicina em 1930, por ser precursor da transfusão sanguínea. No dia do aniversário dele, 14 de junho de 1868, ele descobriu o sistema dos grupos sanguíneos ABO, permitindo assim a transfusão sanguínea.[2]


[1] 14 DE JUNHO, O DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE. Disponível em http://www.ptjornal.com/201206138720/geral/hoje-e-dia/14-de-junho-o-dia-mundial-do-dador-de-sangue.html. Acesso em 14 jun 2012.
[2] DIA MUNDIAL DO VOLUNTÁRIO DOADOR DE SANGUE SERÁ MARCADO POR MOBILIZAÇÃO. Disponível em http://www.jornalcco.com.br/noticia/2014/Dia-Mundial-do-Voluntario-Doador-de-Sangue-sera-marcado-por-mobilizacao. Acesso em 14 jun 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    desde Frederico Westphalen alio-me à abençoada indignação. Desejo uma boa participação no Seminário dos Mestrados do IPA.
    Com estima, attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      Obrigado pelo teu comentário. Pena que não teremos a tua companhia no Seminário.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir