sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fazendo diferença - ANO 02 – Nº 460


FAZENDO DIFERENÇA

O VI Seminário de Pesquisa do IPA, abriu ontem com a apresentação de quatro trabalhos, resultados de pesquisas que, os hoje mestres, desenvolveram durante o curso e sobre as quais defenderam sua dissertação. Esses egressos foram convidados com a finalidade de motivar os atuais mestrandos a desenvolverem suas próprias pesquisas. A noite de abertura foi coordenada pela Profa. Dra. Caroline Dani, do mestrado Acadêmico em Biociências e Reabilitação.

Foi emocionante acompanhar os egressos do mestrado, inseridos em seus campos de trabalho, apresentando suas produções falando sobre a forma como isso os qualificou profissionalmente. O primeiro apresentou um novo produto desenvolvido por ele para fixar as cadeiras de rodas de atletas paraolímpicos na disputa da esgrima. O segundo trabalho, na área da enfermagem, abordou a importância do cuidado de pacientes com câncer, durante o seu tratamento e os efeitos positivos desse cuidado na sua recuperação. Ambos os trabalhos têm repercussão internacional e reconhecidos pelo mundo científico e acadêmico pela sua significação.

Os dois últimos trabalhos eram a respeito dos efeitos de uma enzima sobre a reação do organismo de ratos realizados a partir de experimentos em laboratórios. Dessa pesquisa já foram gerados quatro artigos para revistas internacionais de repercussão mundial e aprovados pelos melhores centros de ciência do mundo. Da sua importância, outros experimentos continuam sendo realizados em busca de novas descobertas apontadas pela primeira pesquisa.

Entretanto, pela especificidade da linguagem científica e pela minha área de pesquisa centrada nas ciências humanas, não consegui acompanhar a exposição com total compreensão. Depois fiquei meditando sobre as barreiras que a linguagem nos impõe. Como a minha trajetória acadêmica tem sido na Teologia e na Filosofia, o ‘idioma’ das ciências da natureza se apresenta como um limitador na minha formação.

Foi uma noite de abertura de seminário que me emocionou principalmente por duas razões. A primeira porque foi possível perceber que nossos ex-alunos(as) se qualificaram através do curso e da pesquisa que realizaram e continuam ampliando essas descobertas através do desenvolvimento de novos produtos ou de novos conhecimentos no mundo científico. Em segundo, porque foi possível perceber que estão plenamente inseridos nesse mercado disputadíssimo de trabalho, tanto aqueles que atuam numa como noutra área e todos preocupados com a inclusão e a reabilitação do ser humano.

Cumprimentos à Profa. Caroline e ao Prof. Dr. Jerri Ribeiro, coordenador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão pela oportunidade que estão nos oferecendo ao coordenarem esse VI Seminário de Pesquisa.

Votos de uma sexta-feira de realizações!



2 comentários:

  1. Obrigado Prof. Garin,
    por me inteirar sobre a abertura do Seminário que, por estar em Frederico Westphalen não pude assistir.
    Amanhã quando as discussões forem sobre o CEP -- assunto de minha blogada de hoje estaremos juntos.
    Com redobrados agradecimentos,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      será interessante acompanhar as tuas posições (que desconhecia) sobre os rigores dos CEP na pesquisa acadêmica. Vou ficar atento para acompanhar o que será falado amanhã.
      Um abraço,
      Garin

      Excluir