sábado, 30 de junho de 2012

O poder da tecnologia - ANO 02 – Nº 475


O PODER DA TECNOLOGIA

Conversava com um orientando cego sobre o seu projeto de pesquisa. Tinha sido aprovado pela banca de qualificação e necessitava de aperfeiçoamentos para ser encaminhado ao Comitê de Ética do IPA. A certa altura da nossa reunião surgiu a necessidade de alguns ajustes na formatação do texto, que em determinadas partes se apresentava desalinhado.

foto 1
De repente fui surpreendido por uma expressão dele, muito apropriada para a situação: “Professor, cego não foi feito para o Word!”. De imediato corrigi o que ele disse: “É o Word que não foi feito para cego!”. Ele reagiu com um sorriso disfarçado e eu fiquei pensando depois sobre a pertinência daquela observação do aluno.

A maior parte das tecnologias, especialmente as tecnologias de informação contemporâneas, não se destina às pessoas com deficiência. Esses avanços tecnológicos não miram a acessibilidade de pessoas com necessidades específicas. O seu objetivo é o lucro do qual são escravos, absolutamente dependentes. Paralelamente, alguém com uma estratégia mais inclusiva, desenvolve programas auxiliares que ajudam pessoas com deficiência a terem acesso às TIC.

Com uma percepção mais abrangente é possível concluir que as tecnologias produzidas pela civilização quase sempre alimentaram esse alvo mercantilista. Importa produzir em massa, para uma massa de consumidores que, por consequência redundará em ‘$uce$$o$’ para os seus construtores. Pessoas com necessidades especiais não representam uma massa de consumidores. De mais a mais, quando se constrói uma nova tecnologia não se pensa nas pessoas!

foto 2
Considerando a dificuldade, que as pessoas com mais idade assim como eu têm para interagir com as TIC é possível concluir que essas tecnologias não foram construídas para facilitar a vida das pessoas, mas para que as pessoas se adaptassem e servissem às tecnologias. Quem já não precisou esperar numa fila porque o ‘sistema’ estava fora do ar (off line).

Bom sábado de reflexão sobre as TIC!


__________________________________________________________


foto 1: http://1.bp.blogspot.com/-f57rqmuBLMk/T-7AanKs5II/AAAAAAAABhE/VWRiZsRwIF4/s1600/Tic.jpg
foto 2: http://3.bp.blogspot.com/-24kwc8kenVY/T-7AccbfFaI/AAAAAAAABhM/f1__uj-CbOY/s1600/tic2.jpg

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    desculpa mais corrente desculpa nesses tempos pós-modernos:
    "lamentamos, mas o sistema não responde!"
    Um sábado sem escravidões ao sistema,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      pelo menos nos sábados temos que nos libertar dessas masmorras.

      Um abraço,

      Garin

      Excluir