sexta-feira, 8 de junho de 2012

O silêncio de dentro - ANO 02 – Nº 453


O SILÊNCIO DE DENTRO

Quando levantei hoje, a madrugada apresentava um dia tão escuro que me parecia noite. Como estamos nos aproximando do inverno aqui no hemisfério sul, a claridade dos dias é muito curta. Hoje, por exemplo, o sol irá nascer às 7h16 e se porá às 17h32. Como é uma sexta-feira entre o feriado de Corpus Cristi e o sábado, a temperatura está abaixo de 5º C, a preguiça convida todo o mundo a ficar mais um tempo na cama.

Fiz o chimarrão e sentei ao computador para escrever a postagem de hoje. Comecei a ter uma sensação estranha. Ouvia a minha própria respiração, o andar silencioso de um relógio à quartz e mais nada. Até as aves e os passarinhos parecem que se esqueceram de acordar. Não parece que estou em uma cidade cuja população se agita, os carros roncam, as motos fazem trepidar os ouvidos, as pessoas falam alto etc. Nada disso acontece nessa madrugada.

Havia um silêncio tão intenso e tão forte que parecia surgia de dentro.   Foi possível escutar esse imenso vazio que brotava das entranhas da alma mostrando claramente o percurso que é possível fazer para dentro em direção à essência do pensar em si. Uma trajetória necessária para a construção da identidade própria enquanto consciência de si, do existir em si, para ser em direção ao outro e possibilitar o existir para o outro. É uma viagem que se faz todos os dias, mas que, por causa do turbilhão de sons e ruídos de dentro e de fora não se consegue perceber. É um movimento essencial porque é isso que constitui a base da autonomia de onde emanam posições, posturas, decisões, atitudes e tudo o mais identificado pelo outro como identidade.

De repente um pássaro gorjeou e o silencio absoluto se partiu mostrando que o existir em si está constituído para perceber o existir do outro, no caso, o canto da ave.

Com votos de uma sexta-feira repleta de ruídos e silêncios constitutivos de identidade/personalidade!
DESTAQUE DO DIA

Dia Mundial dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos (ou em inglês: World Ocean Day) começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92 (em inglês: Earth Summit) na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. No momento esta data ainda não foi oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas. O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar.
Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes têm causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.[1]


[1] DIA MUNDIAL DOS OCEANOS. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_dos_Oceanos. Acesso em 8 jun 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Garin,
    busquei a reflexão cotidiana antes de ir à Academia, às 7h. Encontrei explicação fácil para a ausência: as temperaturas negativas em Porto Alegre e o hemi-feriado desta sexta-feira deram azo a uma postergação.

    Agora, já sol alto, agradeço a lembrança do dia dos oceanos,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      não está fácil romper as cobertas para fazer o blog de madrugada; não consigo fazer de véspera; assim, acabo me atrasando um pouco.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir