terça-feira, 5 de junho de 2012

Bóson de Higgs - ANO 02 – Nº 450


BÓSON DE HIGGS

Nossa aula, na Universidade do Adulto Maior do IPA, ontem, iniciou com a continuação do tema anterior. Como havíamos conversado sobre a Teoria da Evolução, de Darwin, restava conversar com a turma sobre os avanços da Física contemporânea na direção de descortinar os mistérios do bóson de Higgs, a suposta menor partícula de matéria existente no nosso universo. Essa partícula também é denominada, pela mídia de Partícula de Deus por conter, quem sabe, a parte mais inicial da matéria que carregaria o mistério da formação deste universo. A tentativa dos físicos é chegar o mais próximo daquilo que poderia ter sido o Big Bang, o início da matéria.

O bóson de Higgs tem esse nome em homenagem a Peter Higgs, um físico britânico nascido em Bristol e professor emérito da Universidade de Edimburgo, que fez a previsão dessa partícula pela primeira vez, em 1964.

Os experimentos estão sendo desenvolvidos principalmente em dois laboratórios. O FERMILAB que fica próximo de Chicago, EUA, no qual os cientistas afirmaram em março deste ano que estavam muito próximos dessa descoberta e o CERN, na fronteira entre a Suíça e a França, próximo à Genebra. Ambos os laboratórios possuem gigantescos aceleradores de partículas subatômicas (Colisor de Hádrons).

Nosso debate girou em torno das questões sobre o significado dessa partícula para o ser humano. Uma delas se referia aos possíveis benefícios dessa descoberta para o humano em si. Outra preocupação surgida em aula foi sobre os investimentos vultosos que são empenhados nessa pesquisa. Sem, necessariamente ter clareza a respeito das vantagens da descoberta para o ser humano, cogitou-se a respeito dos interesses econômicos que cercam tais investimentos.

Por outro lado, a experiência humana tem revelado que boa parte das descobertas realizada pelos físicos tem acabado em mãos militares cujo objetivo é o estabelecimento da supremacia de grandes potências sobre o resto do mundo.

De mais a mais chegou-se à conclusão de que, mesmo que os cientistas consigam quantidade suficiente para uma medição segura do bóson de Higgs, pouca coisa mudará na dinâmica da vida cotidiana, especialmente no ciclo do nosso humano existir. Certamente não será uma ‘partícula de Deus’ até porque, segundo a crença maioria das religiões, ele é indivisível. Mesmo dirimido o mistério da constituição da matéria inicial, nada garante que outros mistérios continuem a intrigar a curiosidade humana, visto que essa é a alavanca que constrói os mistérios e move as descobertas.

Votos de uma ótima terça-feira!
DESTAQUE DO DIA

Dia Mundial do Meio Ambiente

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas, a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera, correspondentes respectivamente às rochas, água, ar e vida. Alguns cientistas incluem, como parte das esferas da Terra, a criosfera (correspondendo ao gelo) como uma porção distinta da hidrosfera, assim como a pedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa. Ciências da Terra é um termo genérico para as ciências relacionadas ao planeta Terra. Há quatro disciplinas principais nas ciências da Terra: geografia, geologia, geofísica e geodésica. Essas disciplinas principais usam física, química, biologia, cronologia e matemática para criar um entendimento qualitativo e quantitativo para as áreas principais ou esferas do "sistema da Terra".[1]

Este é um dia para refletirmos, mais seriamente, sobre os malefícios que nós, seres humanos, causamos ao Planeta através do nosso descaso e abuso ao ecossistema.


[1] MEIO AMBIENTE. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_Ambiente. Acesso em 5 jun 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    vejo que as aulas na Universidade do Adulto Maior enveredam para significativas questões de Filosofia da Ciência.
    Com vodos de um dia do meio ambiente ecologicamente correto,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      É que a Filosofia da Ciência faz parte da Antropologia e, consequentemente, do fazer teológico.

      Um abraço,

      Garin

      Excluir