quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Agenda - ANO 02 – Nº 431


A AGENDA

Um dia desses fui participar de uma reunião e, como não tivesse um bloquinho para registrar minhas anotações acabei passando a mão numa agenda de 2009, em branco, e fui para a reunião. Como recebi a pauta da reunião numa folha de papel acabei não utilizando a antiga agenda que, infelizmente, quedou-se mais uma vez em branco.

Terminada a reunião, apanhei meus materiais e voltei, mas antes passei em outros locais que não consigo lembrar com precisão. Terminado meus compromissos, apanhei o carro no estacionamento e voltei tranquilo para casa.

Esta semana, olhei para a estante onde sempre conservo a velha agenda e constatei que ela não estava lá. Acho que ela me abandonou por falta de mais valia. Mentalmente percorri todos os ambientes por onde passei naquele dia, mas não adiantou, não consigo lembrar onde a deixei esquecida.

Hoje me pus a pensar na atitude de quem a encontrou. Imaginei, por exemplo, que o sujeito tenha aberto procurando o nome do seu proprietário: não encontrou nada. Talvez tenha procurado alguma anotação para tentar me identificar: nada! Quem sabe tenha perguntado para algum recepcionista, um segurança, alguém que pudesse ter me visto entrando com a agenda à mão. Provavelmente tenha ficado sem qualquer informação.

Como é uma agenda de 2009 não irá lhe servir para anotar os compromissos deste restante de 2012. Quem sabe teria imaginado que ela estivesse no lugar onde a encontrou há três anos. Talvez tenha imaginado o que teria acontecido com seu dono cujo ano inteiro não teve nenhum compromisso, nenhuma reunião, nenhum aniversário para ir e assim por diante.

Por outro lado, a presença daquela agenda poderia ter lhe transportado para o seu existir naquele ano: teria revisitado todas as reuniões produtivas, as enfadonhas, as repletas de alegrias, aquelas que teriam lhe causado preocupações, as festas de aniversário, as viagens dos feriadões, sei lá, quanta coisa tenha imaginado. Poderia ter imaginado uma multidão de possibilidades de reviver aqueles trezentos e sessenta e cinco dias em branco!

Entretanto, aquela velha agenda pode ter encontrado um fim menos elegante: num cesto de lixo. Se tivesse consciência, poderia agora estar me acusando pelo pouco valor que lhe dei enquanto se tornou minha por três anos.

Um conselho: não largue sua agenda em qualquer lugar – poderá acabar sendo esquecida.

Votos de uma ótima quinta-feira!



DESTAQUE DO DIA

Dia Internacional contra a Homofobia

O Dia Internacional contra a Homofobia (International Day Against Homophobia) é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando a exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992. Um pouco por todo o mundo faz-se neste dia marchas, manifestações e  outras atividades para sensibilizar as pessoas para diversidade e inclusão.[1] Sobretudo, essa data deve nos conduzir à reflexão sobre a maneira como pessoas são agredidas e mortas por não se enquadrarem ao estilo padrão de comportamento afetivo.


[1] DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_contra_a_Homofobia. Acesso em 17 maio 2012.

2 comentários:

  1. Estimado colega,
    com justificado atraso chego aqui ~~ ontem imprevistamente fui às barrancas onde estão nossas origens despedir-me do pai do Edni, nosso amigo comum ~~ assim só hoje lei a história da agenda de 2009 e endosso tua comemoração ao combate à homofobia.
    Com estima,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      como também estive por lá no final de semana anterior impressionou-me o aspecto do nosso querido Rio Jacuí: está pouco mais que um sanguão. A seca tem castigado as nascentes de tal sorte que em alguns trechos dá para atravessar a pé.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir