terça-feira, 15 de maio de 2012

ÁGUA - ANO 02 – Nº 429



Ontem teve início a apresentação dos seminários acadêmicos sobre Ética, Sociedade e Meio Ambiente nas turmas de Licenciaturas. Um dos grupos falou sobre o consumo da Água na sociedade contemporânea. O que me chamou a atenção foi a quantidade estimada do consumo de água, por pessoa, no período de um dia: o dado trazido foi de 300 litros.

Fiquei imaginando, se esta estimativa está adequada, o consumo anual de uma pessoa pode chegar a 109.500 litros anuais. Se considerarmos a população de uma cidade pequena de cerca de cinquenta mil habitantes vamos ter a projeção de 5.475.000.000 (cinco bilhões, quatrocentos e setenta e cinco milhões) de litros. Por essa e por outras razões estimadas, os ambientalistas têm prevenido sobre o consumo excessivo de água na sociedade contemporânea.

Mudanças de pequenos hábitos podem fazer bastante diferença para que o risco da escassez de água seja evitado. Evidentemente há diferenças entre as diversas regiões do planeta, mas como habitamos um único planeta, não há como não ficar atento para esse risco.

Essas mudanças precisam se direcionar muito mais em diminuir consumo de água per capta, destinado a ações de higiene ambiental e aumentar o consumo de ingestão individual, visto que os alertas são frequentes sobre os benefícios de tomar mais água.

As ações eticamente responsáveis de consumo de água atingem todos os níveis: público, empresarial, familiar, pessoal. Sempre haverá um desses níveis no qual podemos influir diretamente.

Votos de uma terça-feira com menos consumo de água!
DESTAQUE DO DIA

Dia Internacional da Família

A família é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimonio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.[1]


[1] FAMÍLIA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia. Acesso em 15 maio 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    situações como a da água são agressões contra os países em desenvolvimento, e colaboram, ou melhor, dificultam e até proíbem o acesso da maior parte da população mundial à água de qualidade. Vale lembrar que se as mortes de cerca de três mil inocentes, quando do ataque às torres do WTC em Nova Iorque, em 11 de setembro de 2001, têm sido muito recordadas e não sem merecido pesar  a cada dia morrem cerca de 30 mil pessoas (sim, a cada dia morre o equivalente a 10 vezes os mortos no 11S) por falta de água e de esgoto. Dessa informação vale, questionar também as responsabilidades sociais da Ciência.
    A pergunta que mais uma vez não nos deixa calar: quem chora por esses que morrem a cada dia devido a insensibilidade daqueles e daquelas que apenas se preocupam em fazer crescer o seu lucro? É talvez nessa voracidade do capital que se traduz mais uma das vinganças da tecnologia, quando os bens essenciais são sonegados a alguns, mesmo enquanto outros desfrutam das mais sofisticadas benesses da tecnologia.
    Com tristeza,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      teu comentário qualificou sobremaneira a minha postagem. Também concordo contigo que a ciência tem também o seu quinhão. Muitas vezes fica atrelada às questões de financiamento e por isso pende mais para quem está disposto à financiar mais projetos.

      Obrigado,

      Garin

      Excluir