terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia de Faxina - ano 02 - nº 415



DIA DE FAXINA

ANO 02 – Nº 415

Foi uma grata surpresa e motivo de alegria ter recebido, nesse feriado de Dia do Trabalhador, a visita do filho que mora no Rio de Janeiro, o Iguatemi. Ele tinha outros compromissos aqui pelo sul e resolveu passar uns dias conosco. Quando não é planejado tem um sabor diferente. Dessa forma pude curtir o filho que não via desde janeiro.

Aproveitei a visita para lhe pedir que fizesse uma faxina geral no meu computador. Ele tem cursos nessa área e entende bastante da Tecnologia da Informação (TI) contemporânea. Por um bom tempo, debruçou-se sobre o equipamento e ia me perguntando sobre um e outro programa. Perguntava: “sabes o que é...?”. Se respondia “não” ele desinstalava. Não contei, mas acho que desinstalou mais de vinte programas que eu não utilizava, além de outras particularidades que efetuou na minha ‘máquina’. O resultado pode ser sentido logo, com um desempenho mais rápido e eficiente dos programas que utilizo regularmente.

Depois disso fiquei pensando sobre como esses programas foram parar ali. Uma resposta que recebi foi de que eles vêm junto com alguns acessos que fazemos, pela internet, e inadvertidamente (e malandramente pelos programadores) permitimos sua intromissão.

Pensei: há uma correlação com as ideologias contemporâneas. Há certas formas de pensar sobre a realidade que são inseridas na mente de forma sutil e de uma maneira que quase não percebemos. De repente começamos a aceitar coisas que não faziam parte do nosso modo de pensar. Coisas que são nocivas aos princípios mais fundamentais do nosso ‘humano’ existir. Rasteiramente passamos a achar indispensável possuir determinado equipamento, uma tecnologia de ‘última geração’ e por aí afora. De repente, do nada, consideramos a realização da vida fazer determinada viagem, participar de algum evento, assistir a um ‘tal’ show etc. sem contar outras coisas que, de uma hora para outra, passamos a aceitar como verdade, como ‘valor’ quando de fato, faz parte de um conjunto ideológico da atual sociedade de consumo.

Pois é, acho que vez por outra precisamos fazer uma faxina no computador e em nossa mente e coração. É fundamental reexaminar nossos pressupostos ideológicos e proceder uma limpeza geral em tudo o que vai contra o humano e que em nós se estabelece ‘sorrateiramente’!

Votos de um bom feriado!
DESTAQUE DO DIA

Dia do Trabalhador

Foto 1
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas socioeconômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transformou um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.

Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas estadunidenses que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.[1]


[1] DIA DO TRABALHADOR. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador. Acesso em 1º maio 2012.
Foto 1: Disponível em http://kokalaranjeiras.blogspot.com.br/2011/04/1-de-maio-dia-do-trabalho.html. Acesso em 1 maio 2012.

2 comentários:

  1. Estimado Garin,
    li ontem, mas por assoberbamentos no dia do trabalho deixei de dizer que me encantei com a necessidade de faxinar um outro disco 'não tão rígido'.
    Com continuada admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      para mim também acontece assim: finais de semana e feriados são mais assoberbados - quase não dá tempo da gente visitar os blogs.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir