domingo, 20 de maio de 2012

Seis domingos - ANO 02 – Nº 434


SEIS DOMINGOS

É domingo e não me peçam para ser sério hoje. Descobri uma grande injustiça e estou disposto a iniciar uma cruzada para resgatar a igualdade negada a todos nós. De segunda a sábado contam-se seis dias. Boa parte do pessoal trabalha de segunda a sábado sem descanso e tem uma folga no domingo. Uma porção menor trabalha de segunda a sexta e sábado e domingo faz ‘feriado’.

Isso não é justo. Desde a Revolução Francesa lutamos pela igualdade. Acho mais que justo que todos deveriam trabalhar igualmente de segunda a sábado, inclusive. Não haveria discriminações entre esses e aqueles e assim se cumpriria a igualdade, um dos valores mais perseguidos pela humanidade atualmente. Dedicação igual para todos, fosse intelectual, negociante, burocrático, político, professor etc. não interessasse a ocupação.

Na mesma direção, é necessário resgatar outra desigualdade que acomete a todos os que trabalham. Se nos ocupamos seis dias no laborar, devemos ter direito a seis dias de ócio. Por isso, quero iniciar a minha cruzada pelo resgate da igualdade dos dias da semana. Trabalharemos segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado e então deveríamos folgar seis domingos seguidos.

O primeiro poderia se chamar ‘véspera do domingo’ seria dedicado ao descanso das atividades da semana. O segundo dia seria dedicado às compras, arrumação da casa, cuidado do jardim, da horta etc. Esse seria o domingo caseiro. Depois viria o dia das festas e celebrações assim como aniversários, casamentos, batizados, formaturas, jogos, esportes e por aí afora. Teríamos o domingo celebrativo. Depois disso viria o domingo família, no qual todo o mundo se dedicaria aos seus queridos, sejam da família nuclear ou de pessoas ligadas por outros laços afetivos. Na sequência, viria o domingo introspectivo, que seria dedicado aos cultos religiosos, à meditação, à introspecção etc. Finalmente viria o domingo recreativo, dedicado a descansar dos cinco domingos anteriores. Depois desses seis domingos voltaríamos a trabalhar normalmente por mais seis dias.

Assim cumpriríamos o calendário de semana completa com doze dias, perfeito para as contagens matemáticas, estatísticas, etc. e o mês poderia ter três semanas de doze dias. O ano teria dez meses e os cinco dias e seis horas restantes poderiam ser dedicados às festas de ano novo.

Não é que eu esteja querendo trabalhar menos. É só uma questão de igualdade e justiça em relação aos dias da semana. Seis de trabalho e seis  de descanso. Isso seria reivindicar o absurdo? Preferem continuar mantendo essa injusta desigualdade (6x1)? Não se envergonham de discriminar o descanso dando-lhes apenas um dia por semana?

Hoje é domingo e não me cobrem seriedade. De mais a mais estou com a idade avançada e divertir-se é necessário! Quem estiver disposto a entrar nessa cruzada, votem em mim que defenderei essa proposta no cargo para o qual for eleito.

Bom domingo!
DESTAQUE DO DIA

I Concílio de Niceia (1687 anos)

O Primeiro Concílio de Niceia foi um concílio de bispos cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia), pelo imperador romano Constantino I em 325. O Concílio foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade. O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entre Jesus e Deus, o Pai; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa; e a promulgação da lei canônica. O Concílio foi aberto formalmente a 20 de maio, na estrutura central do palácio imperial, ocupando-se com discussões preparatórias na questão ariana, em que Arius, com alguns seguidores, em especial Eusébio de Nicomédia, Teógnis de Niceia, e Máris de Calcedônia, parecem ter sido os principais líderes. As sessões regulares, no entanto, começaram somente com a chegada do imperador que abriu a sessão na condição de presidente de honra e, depois, assistiu às demais sessões, mas a direção das discussões teológicas ficou com as autoridades eclesiásticas.[1]


[1] PRIMEIRO CONCÍLIO DE NICEIA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Conc%C3%ADlio_de_Niceia. Acesso em 19 maio 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    surprrende-me u teólogo querer ir contra a lei Mosaica de maneira tão radical acerca do sétimo dia. Eu advogo a igualdade de tosos guardarmos o preceito de cada uma das tres religiões abraâmicas, quardando a sextá-feria / sábado/ domingo
    Um bom saldo do último,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      é uma outra alternativa, mas acho que vamos ser derrotados em nossos propósitos: a sociedade de consumo não suportaria essa igualdade ou a obediência às determinações das três religiões abraâmicas.

      Um abraço,

      Garin

      Excluir