domingo, 13 de maio de 2012

A mãe da fé - ano 02 - nº 427


A MÃE DA FÉ
ANO 02 – Nº 427

Quando pensamos no “Dia das Mães” invariavelmente nos vem à mente a nossa mãe. Não poderia ser diferente. A ligação com a mãe é uma das mais fortes que o ser humano alimenta. Caso  não tenha sido bem resolvida, nos primeiros anos, passamos boa parte de nossa vida mitigando a atenção da mãe e/ou fazendo alguma coisa para superar este problema.

Gostaria de focalizar nossa atenção sobre outra mãe. Aprendemos que o ‘pai da fé’ é Abraão. Nunca nos disseram nada sobre a ‘mãe da fé’. Ao lado de Abraão, Sara tornou-se uma mulher símbolo do crer. Já tinha noventa anos quando lhe foi anunciada a chegada de Isaque. A princípio riu, porque fora estéril durante toda a sua juventude e maturidade. Como agora, em avançada idade, poderia se tornar mãe?

A história de Sara e de Abraão foi contada durante o Exílio, quando os/as filhos(as) de Israel tinham perdido a esperança de voltar à sua terra. A história do nascimento de Isaque (Gn 21.2), do ventre estéril de uma velha senhora alimentou a fé dos israelitas no Deus eterno era muito mais poderoso do que Marduque, o deus dos babilônicos. Se Javé podia fazer uma mulher estéril em avançada idade gerar um filho, o que mais não poderia fazer por um povo inteiro de sua escolha?

Dessa forma, através de Sara, Javé semeia a fé novamente nos corações dos judeus e judias na Babilônia, de tal sorte que a força se renovou entre os exilados alimentando a luta pela libertação e o desejo de volta para Jerusalém.
DESTAQUE DO DIA

Dia da Fraternidade

Foto 1
A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. Vale lembrar que dos três, foi o único que não esteve no lema Iluminista, que era "Liberdade, Igualdade, Progresso".

A ideia de fraternidade estabelece que o homem, como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece, com seus semelhantes, uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre as pessoas, pois, por princípio, todos somos iguais. De certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.[1]


[1] FRATERNIDADE. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fraternidade. Acesso em 12 maio 2012.
Foto 1: "Amor Fraternal", obra de Bouguereau (1851). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fraternidade. Acesso em 12 maio 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado amigo Garin,
    Neste ensolarado domingo tembrei-me muito de tua anunciada visita sentimental ah tua Mae,
    com admiracao
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      foi um marco importante: impossibilitado de abraçar e beijar mamãe, pude revisitar e beijar com a alma, o ambiente no qual viveu seus últimos dias, como sempre quis.
      Obrigado,

      Garin

      Excluir