domingo, 6 de maio de 2012

Paidarion - ano 02 - nº 420


Paidarion
ANO 02 – Nº 420

Quando enfrentamos uma crise, com muita facilidade, nossos olhos se fecham. Não conseguimos enxergar além do problema.

Certa vez o grupo de discípulos de Jesus esteve envolvido num dilema com possibilidades de gerar traumas. As multidões tinham seguido Jesus para escutá-lo. As horas avançaram e o dia lentamente começava a dar lugar às primeiras estrelas.

Num lugar ermo e distante, não havia como prover alimento para toda aquela gente. Atônitos, apelaram para Jesus. Ele lhes perguntou por que eles mesmos não resolviam o problema. Disseram que não tinham nada além de cinco pães e dois peixes que um garotinho (paidarion) havia doado. Jesus tomou as ofertas, deu graças a Deus e mandou distribuir o alimento ao povo que se assentara sobre a relva.

Foi a doação de uma criança  que tornou possível a solução do problema de toda uma multidão. O coração generoso de um menino, que compartilhou seu lanche, proporcionou aos discípulos olharem além do problema. Uma criança capaz de amar ao próximo, até mesmo acima do amor que tinha por si mesmo, saciou a fome de milhares de pessoas presas em seu egoísmo.

As crianças são o sinal do reino de Deus. A capacidade de amar e de se solidarizar com os demais seres humanos torna-as exemplos de tudo o que Cristo tentou passar aos discípulos, e a todos nós, sobre como deveria ser a vida num novo reino, onde o fundamental era saber compartilhar.

Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada
e dois peixinhos; mas isto que é para
tanta gente? (Jo 6.9)
DESTAQUE DO DIA

Morte de Maria Montessori (60 anos)

Maria Montessori nasceu em Chiaravallea  31 de agosto de 1870 e morreu em Noordwijk aan Zee, Países Baixos a 6 de maio de 1952. Foi educadora italiana, médica e feminista. Indo contra as expectativas familiares, ela se inscreveu na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou também, crianças que ficavam brincando nas ruas e criou um espaço educacional a estas crianças. Responsável também pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou usuário) observa se está fazendo as conexões corretas.[1]


[1] MARIA MONTESSORI. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori. Acesso em 6 maio 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado colega Garin, ao lado do texto bíblico fazes uma feliz associação com uma das mulheres mais importante de nosso século 20. Oportuna evocação.
    Na expectativa de estarmos juntos amanhã na UAM,
    um abraço desde Frederico Westphalen,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chassot,
      será uma alegria compartilhar contigo, mais uma vez, um momento de aula que sempre foi muito instigante.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir