segunda-feira, 21 de maio de 2012

Avesso - ANO 02 – Nº 435

AVESSO

Almoçamos tarde e, como não havia expediente, a sesta ficou mais espichada. Afinal de contas o domingo é dia para repouso, para descanso das muitas atividades e compromissos da semana. De repente ouvi o som da campainha. Levantei de sobressalto e vesti a camiseta que encontrei mais próxima.

Pelo olho mágico verifique que se tratava do síndico desejando me entregar a fatura do condomínio. Como não quisesse entrar, conversamos rapidamente e ele se foi. Ao entrar no banheiro percebi algo estranho com a minha imagem refletida no espelho. Examinei com mais cuidado e descobri que havia vestido a camiseta pelo lado avesso. As inscrições e ilustrações estavam desfiguradas e não faziam sentido.

Muitas vezes, quando não conseguimos encontrar/construir um sentido para as realidades da vida é porque, na pressa, visualizamos os fatos ao avesso. Aquilo que deveria ser cotidiano, comum, simples, nos parece estranho e sem sentido. Quando nos dispomos a mudar a perspectiva e examinar com mais cuidado, percebemos os equívocos. Na maioria das vezes, os erros não estão na realidade, mas na maneira como a enxergamos.

Quando o mundo parecer ao avesso, precisamos mudar nossa forma de olhar. Possivelmente, os princípios e valores com os quais estamos esquadrinhando os novos tempos não se adéquam mais. Antes de prescrever nossa sentença condenatória faz-se mister reexaminar o ponto de vista de onde estamos olhando.

Votos de uma nova semana, com muito trabalho e realizações!
DESTAQUE DO DIA

Dia Mundial da Diversidade Cultural
para o Diálogo e o Desenvolvimento (UNESCO)

As diversidades são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural está associada à dinâmica do processo associativo.

Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura de Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade, explica e dá sentido à cosmologia social, é à identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.[1]


[1] DIVERSIDADE CULTURAL. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural. Acesso em 21 maio 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário