terça-feira, 8 de maio de 2012

Pó humano - ano 02 - nº 422


PÓ HUMANO
ANO 02 – Nº 422

Fui despertado hoje com uma notícia que, no mínimo causa horror. Desde o ano passado, mas parece que revelado apenas agora, o governo da Coreia do Sul vem apreendendo traficantes que invadem o território portando cápsulas contendo pó humano. Isso mesmo, uma substância produzida a partir de fetos ou natimortos. Há pessoas que creem que essas cápsulas são milagrosas e podem curar certas enfermidades.

Não. A gente não viu tudo o que a engenhosidade criminosa é capaz de inventar para ludibriar a boa fé das pessoas utilizando uma prática milenarmente condenada pela civilização humana. Veja a notícia abaixo:


CÁPSULAS COM PÓ HUMANO SÃO APREENDIDAS NA COREIA DO SUL[1]
[08/05/2012 – 05h06]


Droga é feita na China, a partir de fetos e natimortos, segundo autoridades.
Mais de 17 mil cápsulas foram apreendidas desde agosto de 2011.

O serviço de Alfândega da Coreia do Sul apreendeu milhares de cápsulas preenchidas com pó humano. O pó, de acordo com as autoridades é feito a partir de fetos, natimortos ou bebês que morreram logo após o parto.

As autoridades sul-coreanas disseram que desde agosto de 2011 já foram apreendidas mais de 17 mil cápsulas. Segundo a polícia alfandegária, a carga apreendida foi fabricada no nordeste da China, onde o governo vem rastreando e investigando a produção desde o ano passado.

Algumas pessoas, especialmente na Coreia do Sul, acreditam que o pó humano pode servir para a cura de algumas doenças. É por isso que os traficantes tentam entrar no país com a mercadoria.

Não há informações sobre quantos traficantes transportavam a suposta droga. Mas esses traficantes disseram às autoridades que acreditavam estar carregando medicamentos comuns.
DESTAQUE DO DIA

Morte de Mill (206 anos)

John Stuart Mill nasceu em Londres a 20 de Maio de 1806 e morreu em Avinhão a 8 de Maio de 1873. Foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham. A Inglaterra da década de 1850, na qual John Stuart Mill escreveu "Sobre a Liberdade", era uma sociedade profundamente conservadora, na qual os escritos de Mill advogando a liberdade econômica e moral do indivíduo sobre o Estado foram vistos como profundamente radicais.

A Era Vitoriana (1837-1901) é vista como um período de claro aumento das liberdades pessoais e políticas da sociedade inglesa. Dentre os diversos movimentos que fizeram parte dessa luta por maior liberdade podemos citar o exemplo das feministas, dos cartistas e dos abolicionistas. Contudo, não se deve deixar de ter em mente que, embora reformista, a sociedade vitoriana de maneira alguma pode ser considerada revolucionária.[2]


[1] CÁPSULAS COM PÓ HUMANO SÃO APREENDIDAS NA COREIA DO SUL. Disponível em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/capsulas-com-po-humano-sao-apreendidas-na-coreia-do-sul.html. Acesso em 8 maio 2012.
[2] JOHN STUART MILL. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Stuart_Mill. Acesso em 8 maio 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado Garin,
    estou chegando do CUM-IPA. Para mim é quase uma proeza ter alunos até as 22h50min. Não vou comentar o macabro pó humano que quase parece ‘ficção cientifica/ficção mítica’. Também vou pedir para deslocar a efeméride de Mill e lembrar que em 08 de maio de 1794 era guilhotinado em Paris Antoine Laurent Lavoisier. Como tenho uma ancestralidade química celebro, então, o fundador da Química moderna.
    Na expectativa da chegada da quarta-feira uma saudação do


    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Attico,
      bem lembrada a morte de Lavoisier: não fosse a Química ainda estaríamos gatinhando para entender determinados fenômenos que acontecem com a mistura de elementos.
      Forte abraço,

      Garin

      Excluir